Lideranças discorrem sobre as lutas da Acil às vésperas dos 100 anos da entidade

Entidade prepara diversas atividades para o seu centenário. Em 22 de outubro, será promovido jantar comemorativo no CTC, em Lajeado


0
Cristian Bergesch (e) e Ito Lanius em bate-papo no programa Panorama (Foto: Rodrigo Gallas)

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), uma das mais tradicionais e antigas entidades empresariais do Rio Grande do Sul, completa 100 anos de atuação neste mês de outubro. No programa Panorama desta terça-feira (5), dois representantes da Associação divagaram sobre o sentimento para com a entidade e as importantes lutas empresarias para comunidade regional.

O atual presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, na gestão 2020-2022, lembrou que está seguindo o legado do seu avô materno, Nilo Rotta, que presidiu a organização na gestão de 1963-1964. “Me lembro da Acil desde criança. O sentimento é de pertencimento, de fazer parte e de devolver para a sociedade onde a gente vive um pouco do voluntariado. O nosso voluntariado é na questão empresarial. A gente está procurando fazer o melhor para a nossa comunidade.”

Ao recordar que “cresceu frequentando a entidade”, Bergesch conta que foi convidado a presidi-la justamente pelo ex-presidente Ito Lanius, que participou do bate-papo na programação da Rádio Independente, na manhã desta terça-feira (5). O empresário, que liderou a entidade na gestão 2002-2004, manteve seu vínculo com a Associação tendo atuação continuada nas lutas travadas pelo desenvolvimento econômico de Lajeado e região.

Lanius lembra quem na sua gestão sua maior batalha foi a duplicação da BR-386, que ocorre, atualmente, entre Lajeado e Marques de Souza. Bergesch, por sua vez, menciona que o grande projeto da atualidade, prospectado pela Acil, é a construção de uma segunda ponte de ligação entre Lajeado e Estrela — a qual se mostrou ainda mais necessária após a explosão de um caminhão de combustível na BR-386.

Histórico

A entidade foi fundada em 28 de outubro de 1921 por Carlos Fett Filho, com o objetivo de tornar compreensível para o empresariado a complexa legislação tributária e a burocracia contábil da época. A Acil caracteriza-se por ser instituição em constante movimento e evolução, desenvolvendo ações estratégicas capazes de tornar o desenvolvimento local e regional ainda mais dinâmico. Atualmente, a Associação tem como missão representar, fortalecer e defender as organizações associadas e os interesses dos setores produtivos.


ouça a entrevista 


 

Janta do Centenário

Para celebrar o Centenário, no dia 22 de outubro será promovido jantar comemorativo no salão social do Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. A programação, com início às 20h, terá animação da Banda Cassino. Os convites são por adesão antecipada, com valor individual de R$ 190. Os interessados em aderir às mesas fechadas, com valor de R$ 1.050,00 para seis pessoas, podem entrar em contato com a Acil através do telefone (51) 3011-6900.

Ações

Uma série de atividades são planejadas para marcar a passagem do Centenário. Entre elas está a realização de grande evento no próximo ano. A edição conjunta da 22ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) e 10ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil) será realizada de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro de 2022 no Parque do Imigrante. RG/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui