Lideranças do Vale do Taquari participam da Marcha dos Prefeitos Gaúchos em Brasília na próxima semana

Pelo menos 13 prefeitos que integram Amvat devem participar do evento nos dias 2 e 3 de Julho


0
Presidente da Amvat, Edmilson Busatto (Foto: Ricardo Sander)

Mais de 200 prefeitos gaúchos vão participar na próxima semana da Marcha dos Prefeitos Gaúchos, em Brasília. O evento organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho, terça e quarta-feira.

A programação vai contemplar os gestores gaúchos, que não puderam participar na edição realizado de 20 a 23 de maio, também em Brasília, devido as situações de enchentes no Rio Grande do Sul.

Pelo menos 13 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), devem participar do evento. O presidente da Amvat e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto; vice-presidente da Amvat e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; prefeito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas; Mato Leitão, Carlos Bohn; Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva; Pouso Novo, Moacir Severgnini; Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; Boqueirão do Leão, Jocemar Barbon; Progresso, Paulo Schmitt; Estrela, Elmar Schneider; Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius; Arroio do Meio, Danilo Bruxel e Colinas: Sandro Herrmann. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, não irá acompanhar a programação.

O grupo deve reivindicar, entre outras pautas, a compensação diante das perdas de ICMS que deverão ser impactados em mais de 25% do seu orçamento com a queda de arrecadação. “Acima de tudo, vamos buscar recursos devido pela União aos municípios, porque uma vez que entram nos cofres, poderemos resolver muitos dos problemas. Lembrando que essa é uma dívida que não é só do governo Lula, mas também de governos anteriores. Não queremos politizar a questão, mas buscar por esses recursos devidos”, afirma o presidente da Amvat, Edmilson Busatto.

Programação

Dia 2 de julho

9h30 às 12h
Marcha a Brasília pela reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul
Reunião de bancada com deputados e senadores do RS
• Recursos Extras:
– Auxílio Financeiro a todos os Municípios do RS
– Recomposição do ICMS
– Flexibilização de saldos em conta
14h
Mobilização Nacional Permanente
Agendas com parlamentares para buscar o avanço de medidas no Congresso.
Pautas prioritárias:
• Desoneração permanente da folha de pagamento
• Parcelamento especial das dívidas dos Municípios
• Novo modelo de quitação de precatórios
• Extensão da Reforma da Previdência aos Municípios com RPPS
• Aumento do FPM
• Liberação do limite de pessoal – OS
• PEC da Autoridade Climática

Dia 3 de julho

• Agendas com Executivo e lideranças da Câmara dos Deputados e Senado Federal (definições e horários serão comunicados em breve).

Texto: Rita de Cássia
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui