Lideranças estaduais e do Vale do Taquari debatem melhor utilização do Porto de Estrela e o turismo regional

Temas foram abordados em audiência pública da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (16). Objetivo é municipalizar o Porto fazendo parcerias com empresas locais


0
Encontro foi realizado no Porto de Estrela (Foto: Gabriela Hautrive)

A melhor utilização do Porto de Estrela e o turismo regional, puxado pelo Trem dos Vales, foram alguns dos temas abordados na manhã desta quinta-feira (16) em audiência pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que reuniu diversas autoridades estaduais e prefeitos. O encontro surge através do Cresce RS que aborda os potenciais econômicos, desenvolvimento e infraestrutura da logística regional. Um dos pontos debatidos foi a questão da municipalização do Porto para que empresas locais possam investir no espaço e assim movimentar e utilizar melhor a estrutura fazendo o transporte de cargas e resgatando atividades que eram desenvolvidas no passado.


OUÇA A REPORTAGEM 


Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana (Foto: Gabriela Hautrive)

Um movimento, que segundo o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, irá refletir diretamente no turismo através de iniciativas regionais. “Para que a gente pudesse abordar os diversos setores, eixos da logística da região, temos um Porto muito localizado, temos o rio, rodovias, ferrovia e aeródromo, precisamos aproveitar melhor essa infraestrutura e precisamos ver no que podemos melhorar para oferecer competitividade para nossas empresas”, entende. Outra demanda abordada foi a disponibilização de uma ferrovia de Estrela a Guaporé, envolvendo o Trem dos Vales. “Termos essa ferrovia disponibilizada para que possamos operar um trem turístico aqui e melhor nos estruturarmos”.

O presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Rosa, entende que é preciso essa união para que efetivamente as coisas aconteçam. “Dar celeridade no processo, pois precisamos o quanto antes ter o Porto e o Trem para melhorar nossos custos e com isso aumentar a competitividade das empresas”, pondera. O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Gabriel Souza estava confirmado para o evento, porém, por conta de compromissos familiares não se fez presente. Em vídeo, ele participou do evento e se colocou a disposição do Vale do Taquari para resolver demandas locais.

Quem também participou por vídeo do encontro foi o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, e disse o Vale do Taquari, em breve, será um dos principais atrativos turísticos do Estado. Além deles, estavam presentes prefeitos, secretários municipais, empresários e outras autoridades. Ainda participaram do debate o Deputado Estadual, Vilmar Zanchin; o presidente do Fórum Demográfico, Eduardo Krauze, o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch e o conselheiro de Empresa Pública de Estrela, Nilton Scapini.

Trem dos Vales

O passeio do Trem dos Vales ocorre pela Ferrovia do Trigo entre Guaporé e Muçum. O trajeto tem 46 quilômetros e a duração do percurso é de 2 horas e 30 minutos. O passeio apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13 (considerado o maior da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 metros de extensão) em Vespasiano Corrêa, além dos viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. As saídas de Guaporé ocorrem às 9h e de Muçum às 14h. Informações sobre passagens podem ser obtidas pelos telefones 51-99723-9530 e 54 – 3443-2577.

Programação na parte da tarde

14h30 – Visita técnica do Trem pela Ferrovia do Trigo – Saída da estação ferroviária de Muçum;

17h- Recepção na estação ferroviária de Guaporé.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui