Linha Tunas, um pequeno paraíso no interior de Anta Gorda

Belezas naturais e produção de erva-mate destacam a localidade


0
Cascata no Arroio Tunas, próxima à localidade (Foto: Alício de Assunção)

Cercada por extensos ervais, a pequena localidade de Linha Tunas se torna gigante pela quantidade de erva-mate produzida pelos cerca de 100 moradores e que do seu cultivo tiram o sustento e fortalecem a economia do município.

Localizada a 12 quilômetros do centro de Anta Gorda e a oito quilômetros da cidade de Ilópolis, Linha Tunas nos remete a uma história de colonização por descendentes de imigrantes italianos iniciada por volta de 1900, quando por lá chegaram as famílias Mocelin, Putin, Balestrin, Girelli, Paniz, Bernardon, Roman, Perin, Basségio, Santin, Vicenzi e Brancher, entre outras.

Igreja Católica construída em 1950 (Foto: Alício de Assunção)

Os marcos da religiosidade da comunidade podem ser vistos nos capitéis à beira da estrada e na capela católica edificada de madeira em 1950, que tem São Roque como padroeiro e que dá um colorido especial em meio a natureza exuberante e chama a atenção de quem chega na localidade.

No arroio Tunas, uma queda d´agua atrai visitantes de diversas cidades. No salão comunitário, a vida social é movimentada pelo clube de mães e grupos de jovens e de idosos. A localidade também é terra natal do padre Felipe Bernardon, ordenado em 2015 e que atualmente exerce o sacerdócio em Sinimbú no Vale do Rio Pardo.

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui