Longas filas de espera na UPA de Lajeado causam indignação de usuários

Segundo a Univates, maior demanda pelos atendimentos é percebida desde janeiro de 2022


12
Durante a manhã desta terça-feira (5), cerca de 60 pessoas aguardavam no local (Foto: Artur Dullius)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado tem registrado movimento acima do normal nos últimos dias, gerando longas filas de espera. Na manhã desta terça-feira (5), cerca de 60 pessoas aguardavam por um atendimento médico no local.

A reportagem da Rádio Independente esteve na unidade por volta das 9h. Na ocasião, uma moradora do Bairro Centenário que pediu para não ser identificada aguardava a mais de três horas por atendimento. “Estou desde às 6h aqui com o meu filho apresentando suspeita de dengue e até agora nada”, relata.


ouça a reportagem

 


Até aquele momento, a mãe ainda não tinha uma previsão de quanto tempo ainda teria que aguardar por uma consulta. Ela relatou ter deixado o trabalho para acompanhar o filho até local. “Várias vezes já encontrei a UPA assim. Está sempre lotado e o coração fica apertado porque não tem muito o que fazer”, complementa.

Durante a manhã desta terça-feira (5), cerca de 60 pessoas aguardavam no local (Foto: Artur Dullius)

A situação é similar ao caso de outra moradora do Bairro Morro 25, que também esteve no local procurando atendimento para a filha de 5 anos, a qual apresentava febre. A mulher chegou ao local por volta das 7h30. Ela deixou a UPA cerca de duas horas depois sem ter sido atendida e procurou por uma consulta particular. Conforme o relato de algumas pessoas que aguardavam na fila, a situação costuma piorar ainda mais durante a noite.

O que diz a Univates

Desde abril de 2019 a Univates, por meio do Saúde Univates, é a responsável pela administração da UPA. A emissora fez contato com a assessoria de imprensa da Universidade para buscar esclarecimentos. Conforme Alex Vaz de Borba, coordenador administrativo da UPA, a maior demanda pelos atendimentos é percebida desde janeiro de 2022.

Segundo ele, o tempo médio de espera para os pacientes não urgentes tem sido de 1h36. Já para os pacientes graves, o coordenador afirma que o atendimento é imediato. Atualmente, os casos suspeitos de dengue representam em média, de 20% a 25% da carga de trabalho dos profissionais no local. De Bobra ainda garante que foram disponibilizados mais médicos em horários de maior movimento para que fosse possível dar conta da demanda.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

12 Comentários

  1. O tempo de espera para o Atendimento conforme Alex de Borba não procede. Minha sugestão é fechar a UPA ou repassar para uma outra entidade que administre com mais respeito, educação e dignidade os pacientes.

    • exatamente é um absurdo o que está acontecendo já fiquei 5h esperando por uma consulta e quando finalmente passa pelo médico ele da uma olhada na carra da gente e prescreve uma receita como se tudo o q vc tem está escrito na testa 😡

  2. O tempo de espera está longe da realidade, tive membros da minha familia com dengue, precisamos ir varias vezes na UPA e o tempo nunca foi menor que 4hs de espera.

  3. Eu estive na upa na segunda feira. Cheguei às 14 horas, às 14:30 passei pela triagem, recebi a cor verde (previsão de atendimento em até 2 horas). As 16 horas desisti do atendimento, pois haviam pessoas que tinham chegado antes das 13 horas, com a cor verde, que aínda não haviam sido atendidas.

  4. Antigamente não tinha UPA as mães cuidavam de seus filhos com chá ,remédio caseiros,e alguns analgésico que poucos tinham ,me criei e vi muitos tbm crescerem e ninguém morreu,hoje qualquer dor de cabeça correm pra UPA,deixem a UPA pra realmente casos que precisem ,aí vão dizer mas a gente não vai la passear ,exato mas existem realmente pessoas doente e com prioridade,não uma simples dor de barriga.

  5. Eu tbm peguei dengue e fui no pronto atendimento .Chegue em torno das 14:30 e fui atendida lá pelas 18 hs. Tinha 4 médicos atendendo e não davam conta de tantas pessoas com dengue. A dor o mal estar são horríveis fora a coseira.
    Acho que está na hora de passar veneno.

  6. Infelizmente o tempo de espera e de 3 a 4 hs , q podemos comprovar, a upa de um ano para cá piorou e muito o atendimento, posto de saude central poderia e deveria ser tbm 24 hs, já que a cidade nao conta mais com o pronto Socorro

  7. ESSE É O PROBLEMA CENTRAL….. UNIVATES…… LUCRO LUCRO LUCRO……..DISPONIBILIZAM PSEUDOS MEDICOS …MEROS APRENDIZES E MUITO RUINS DE APRENDIZADO…….. OLHA TEM UMAS APRENDIZES QUE NEM EM VINTE ANOS VÃO SEREM MEDICAS………….. ARROGÂNCIA AH AH ISSO ELAS JÁ TEM DOUTORADO …..E MESTRADO EM PARACETAMOL…………. MÃO ENGANEM A POPULAÇÃO ….. PROBLEMA FÁCIL DE RESOLVER….. CONTRATAR BONS E EXPERIENTES MÉDICOS SIMPLES SÓ ISSO….. NÃO USAR A UPA COMO CABIDE DE TREINAMENTO DE ALUNOS………..E QUE ALUNOS DA UNIVATES………COM INSTRUÇÕES NOS LUCROS LUCROS…… É UMA VERGONHA VERGONHOSA VERGONHEIRA……… DESCASO FALTANDO UMA AÇÃO FORTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO……..MAS PARA RESOLVER NÃO PANOS QUENTES…..E TUDO VOLTA AO RUIM DENOVO………

  8. Governo de Lajeado precisa extinguir este contrato com essa instituição que hoje esta no local. Presta um serviço porcaria, com alunos de medicina sem nenhuma vocação pra saúde humana. Uma faculdade com excelentes professores.. mas que dali não sairá 1 médico acima do medíocre. Sobra pro povo essa birrosca de atendimento.. essa incompetência nas análises e total falta de comprometimento com o atendimento público.

  9. Justificativas MENTIROSAS.
    Pra começar, acham apropriado esse puxadinho para atender o número de habitantes de Lajeado?
    Nas últimas vezes que estive na UPA o atendimento já começou errado, pois, a classificação na triagem é uma piada.
    Inclusive tive que pedir reavaliação e depois ligar para a policia pPolícia minha esposa fosse atendida.
    Só uma dica: Não deixem de registrar a reclamação na Ouvidoria da Secretaria da Saúde.

  10. Com os médicos tirando cochilo nas dependências, atendendo com preguiça(raras excessões), fica difícil. Se estiver em situação mais complicada já era, desde sempre que a UPA é uma vergonha em atendimento. Uma demora absurda, é só ficar sentado e ver o acumulo de pacientes, ao passar de 20 aguardando começam com os atendimentos nunca velocidade de dar dó. Depois reclamam de auto medicação, ficar 6 horas aguardando os preguiçosos atenderem? Por favor, Univates por favor nos dê atenção

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui