Madressilva e seus segredos

Confira a coluna do engenheiro agrônomo Nilo Cortez.


0

Originária da Ásia a madressilva (Lonifera caprifolium) são encontradas 526 espécies pelo mundo a fora e destas 108 cultivadas. Utilizada muito no sul da Europa e de lá veio para o Brasil. Pode ser até considerado uma invasora exótica que se deu bem por aqui. Mas o Brasil também tem sua madressilva (Astroemeria caryophyllaea) conhecida como jacinto, madressilva da terra, lírio-dos-incas, mas este será para outro dia.

Muito usada pelos japoneses e chineses na medicina popular a, madressilva tem na sua composição componentes como carvacol, luteolina, ácido clorogênico e quantidade considerável de geraniol. Todos eles indicados para tratamentos de vias respiratórias.

Tomados como infusão de flores secas. Mas, este é assunto para médicos e químicos.
Nos jardins tem lá seu valor pela beleza de suas flores, planta que atrai muitos insetos polinizadores. Tem cheiro suave durante o dia e mais forte a noite, o que atrai polinizadores noturnos. Trepadeira recomendada para pergolado, cercas e se bem podadas e conduzidos pode ter forma de belos arbustos.

De fácil cultivo quer solo fértil e não encharcado lógico bem drenado. Pode ser plantado em vasos, mas, de tamanho grande pelo crescimento das raízes. Como trepadeira pode chegar a 6 metros ou mais, com folhas azuladas esverdeadas. Flores com até 5 centímetros de tamanho com cores avermelhada a branco-creme que florescem na primavera e verão. Gosta de meio sol, resiste bem ao frio.

Como sempre há algo que se deve ter cuidado. Seu fruto é tóxico e quem consumir pode dar problemas intestinais graves. Inclusive animais domésticos. Há espécies onde os frutos são mais tóxicos, mas não encontradas entre nós. A cor do fruto é roxa, azul ou preta.

Deles tira-se as sementes que deve ser guardada em local seco. Antes de plantar deixar de molho em água 24 horas. Depois plantar e a germinação levará de 2 a 4 semanas. Outra forma de plantar e via estacas de 30 a 40 centímetros enterradas 2/3. Também dá bom resultado a alporquia sugestão no final. As pragas que as vezes aparecem são lagartas, cascudinhos, gafanhotos, pulgões e cochonilhas. Com combate alternativo se resolve.

O cultivo de madressilva tem lá seus mistérios contados com o passar da história. E as cores tinham significados entre os casais. Quem recebia ramos de flor azul era para pedir perdão. A vermelha demostrava amor a um amigo ou amiga. A coral era sinal que só pretendia a amizade. Amarelo terminava o relacionamento devido a traição. E a rosa para pedir perdão.

É possível comprar mudas em floriculturas e produtores de flores. Bom jardim e capricho estamos bem na época de plantio.

ALPORQUIA: escolha um galho “maduro” um ou dois anos. Procure a gema de brotação e abaixo dela tire um anel de cerca dois centímetros e de uma raspadinha de leve na madeira. Use um saquinho plástico que pegue cerca de 4 centímetros acima da gema e abaixo do corte com areia e feche bem com filme plástico. Faça um furinho na parte de cima para uma vez por semana injetar um pouco de água. Cerca de 30-40 dias já terá raiz.

Corta baixo do saquinho e um palmo acima e plantar. Pode ser usado para muitas plantas este método, mas, não em fruticultura enxertada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui