Mãe de oito filhos relata como saiu das ruas e do ciclo de violência para lutar pelas mulheres

Hoje Neusa Nunes é agente comunitária, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lajeado e voluntária da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Lajeado. E mais, confira os quadros: "Estilo" e "Papos Com Quem Sabe."


0
Foto: Rodrigo Gallas

O bate-papo do programa Papos de Mulher deste sábado (19) foi com Neusa Nunes. Ela é mãe de oito filhos, agente comunitária e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lajeado. Ela nos conta como saiu das ruas e do ciclo de violência para lutar pelas mulheres.

Segundo Neusa, desde o princípio sua via iniciou de foram errada, porque ela nasceu de uma relação de fim de baile. Neste sentido, conta que seu pai nunca foi presente. Diferente da sua mãe que dava todo suporte, mas posteriormente veio a falecer de um aborto séptico. “Na época eu tinha nove anos.”

Ela foi parar na Febem, em Porto Alegre, por estar dormindo nas ruas de Lajeado. Na região não existia Febem feminina, por isso, foi para a capital dos gaúchos. Na instituição, presenciou cenas violentas e também passou a ter comportamento agressivo.

Aos 15, foi estuprada pelo cunhado de sua tia e ficou grávida. Da sua primeira relação sexual, nasceu seu primeiro filho. Depois voltou para Lajeado com a intenção de mudar de vida. Foi quando conheceu o ex-marido. Depois de alguns meses juntos, iniciaram as agressões. Neusa foi agredida pelo ex-companheiro por mais de dez anos. Por vezes, chegou a ir nas aulas do curso de Técnico em Enfermagem, no qual é formada, com óculos escuros para esconder os hematomas.

Ela foi uma das primeiras usuárias da Casa de Passagem do Vale. Há oito anos, conseguiu romper o ciclo da violência doméstica e hoje ajuda mulheres que passam por situações parecidas. O auxílio que recebeu da Casa de Passagem, em 1998, e a rede de apoio que viu ser construída foram e são fundamentais.

Veja a entrevista do programa Papos de Mulher, e saiba mais desta história emocionante e inspiradora!

 

Assista ao programa na íntegra 

 


DNW tem condições especiais nos edifícios Alberto Müller e AT90 na Construmóbil
Psicóloga Carine Bernhard

Papos Com Quem Sabe

O quadro Papos Com Quem Sabe deste sábado (18) é com a psicóloga Carine Bernhard Duarte.

Ela fala sobre a chegada do final de 2020. “É hora de descansar.”

Ouça!

 


Consultor Douglas Petry (Foto: Divulgação)

Estilo, por Douglas Petry

Moda, arte, decoração, estilo e bom gosto são pautas para o consultor Douglas Petry no quadro “Estilo”.

Neste sábado (5), a pauta é presentes de fim de ano.

Ouça!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui