Maioria das lojas abre nesta terça-feira em Lajeado

No primeiro dia da nova classificação de bandeira vermelha para a região no Distanciamento Controlado, a movimentação na principal cidade do Vale teve poucas mudanças.


0
Foto: Júlio César Lenhard

No primeiro dia de bandeira vermelha na região de Lajeado, que engloba a maioria dos municípios do Vale do Taquari, a movimentação no Centro de Lajeado teve pouca alteração nesta terça-feira (4) em relação aos dias de bandeira laranja que antecederam a nova classificação no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul.

A ampla maioria dos estabelecimentos comerciais esteve em funcionamento, com regras de distanciamento, exigência de uso de máscaras e disponibilização de álcool gel.

Alguns estabelecimentos realizaram atendimento na porta em Lajeado (Foto: Júlio César Lenhard)

O presidente do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Aquiles Mallmann, o Cascão, cita a indignação dos empresários, especialmente nos dias que antecedem o Dia dos Pais. “Nós estamos sendo injustiçados, o comercio pode funcionar sem provocar aglomeração, em uma loja há dois ou três clientes sendo atendidos, e não podemos pagar isso sozinhos enquanto em parques e praças as pessoas se aglomeram.”

Presidente do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Aquiles Mallmann (Foto: Júlio César Lenhard)

A CDL Lajeado chegou a publicar uma nota oficial manifestando discordância da classificação que representa alto risco. Na nota, a entidade reitera responsabilidade do comércio na adoção e prática de medidas de controle do contágio. A mesma publicação ainda considera injusto e ineficaz forçar o comércio a fechar as portas, o que a entidade em nota considera um desafio a sobrevivência das empresas e a manutenção de empregos.

Por fim, a publicação ainda afirma que aguarda uma flexibilização por parte do Governo de Lajeado, que permita o trabalho sem restrições impostas, em especial na semana que antecede o Dia dos Pais.

Texto: Júlio César Lenhard

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui