Maioria dos candidatos em Lajeado não assume compromisso com Fórum das Entidades

Termo de Compromisso foi proposto pelo fórum como uma forma de avaliar e dar transparência a prefeito e vereadores.


0

No dia 14 de outubro, o Grupo Eleições, criado a partir do Fórum das Entidades de Lajeado, lançou um projeto pioneiro no país para avaliar e premiar vereadores, através de um Termo de Compromisso com quem concorre ao pleito nas Eleições Municipais 2020. Dos 111 candidatos a vereadores confirmados para concorrerem ao cargo nas eleições do próximo domingo (15), apenas três assinaram o termo.

Conforme o fórum, apesar do baixo comprometimento dos candidatos com o que foi proposto, os vereadores que assumirem em 2021 e concordaram em assinar o termo, deverão ser avaliados, e, no caso de serem eleitos, o mais bem avaliado terá o reconhecimento pela sua produtividade no cargo.

Em relação aos Termos de Compromisso distribuídos aos candidatos a Prefeitura de Lajeado, apenas um entregou o Termo assinado ao fórum, fazendo algumas ressalvas sobre eventuais itens com os quais possa não estar totalmente “de acordo”.

Entre os 38 itens, classificados por ações de Controle, Transparência, Gestão e Política Externa, constantes do documento encaminhado, apenas 5 propostas foram objeto de avaliação diferenciada, o que nos leva a um percentual de 87% de aceitação dos itens propostos, um índice elevado, diante da amplitude das ações previstas no documento.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui