Um levantamento realizado pelo Sebrae indica que 84,4% dos empresários de pequenas empresas dos vales do Taquari e Rio Pardo pretendem manter ou expandir seus negócios em 2021.
OUÇA A ENTREVISTA
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 24 de janeiro de 2021. Além de monitorar a situação dos negócios, identificou as expectativas dos empresários para o 1º semestre de 2021. A gerente regional do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, concedeu entrevista ao programa Redação no Ar desta quarta-feira (17) e detalhou o levantamento.
Conforme a pesquisa na região do VTRP, 94% das empresas estão funcionando e 6% estão sem possibilidade de funcionar. “Muitas empresas estão reinventando o seu negócio como uma forma de sobrevivência”, afirma a gerente, ressaltando o processo de adaptação das empresas em meio à pandemia.
A profissional destaca que ao comprar o levantamento realizado a nível estadual, nos últimos anos, a região apresenta melhores os resultados com relação ao faturamento.
Liane avalia que a análise comprova a perspectiva de retomada da economia. Conforme a pesquisa, o mês de janeiro apresentou o melhor resultado da série no comportamento do faturamento, 28% sinalizaram aumento, 34% manutenção e 38% redução. A tendência de estabilidade e recuperação do faturamento que vinha sendo observado nos últimos meses de 2020, segue em janeiro de 2021. Segundo gerente regional do Sebrae esse resultado é um reflexo das vendas do fim de ano, período de maior demanda para o comércio varejista e prestadores de serviços de diversos segmentos.
Projetando 2021, a gerente regional aponta o capital de giro como a principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro.