Mais conhecimento para os rurais

Confira o comentário do engenheiro agrônomo Nilo Cortez no programa "Acorda Rio Grande".


0

Desde que cheguei no Vale em 1976 em Arroio do Meio e depois em Lajeado em 1977 a forma de divulgar o conhecimento no meio rural mudou muito. Telefone na época era para poucos e tinha nos distritos as centrais de telefone e manual. Hoje temos o celular e a internet. Verdade que falta sinal de qualidade para alguns locais e outros tantos nem sinal tem. Mas para aquele que podem utilizar, como dizem hoje, é uma grande ferramenta de aprendizado.

A ASCAR-EMATER tinha os programas de rádio na Independente e fazia chegar informações técnicas e avisos com grande facilidade e não tinha concorrência. Veio outros meios de comunicação social e também os utiliza se adaptando aos novos momentos. É possível entrar em contato com o Escritório Municipal e trocar informações e acertarem datas de visitas, ou de elaboração de projetos em fim das atividades extensionistas.

Para quem quer melhorar os conhecimentos de qualquer área é só procurar. Talvez aí esteja um pequeno problema, saber procurar e escolher a boa informação. Vou dar dois exemplos do momento.

A EMATER-ASCAR RS está promovendo um “Curso de Gestão de Agroindústrias” no formato online. Será nos dias 23,25, e 30 de junho sempre das 13:30 ás 17:30. Serão 12 horas de duração destinados a agricultores familiares cadastrado no Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (PEAF) da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Serão 60 vagas para todo o Estado. Será feito ao vivo pelo YOTUBE e permitindo esclarecimentos online. Ao mesmo tempo os extensionistas da EMATER estarão abordando entre diversos temas da agricultura familiar como: soberania e segurança alimentar, pós-porteira, estrutura de mercado, marketing, aspectos de legislação, planejamento de produção, indicadores econômicos, políticas públicas para agroindústria familiar e resultados econômicos.

As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas nos escritórios municipais da EMATER. Os municípios que tiverem agricultores escolhidos os extensionistas local também irão participar. Haverá certificado no final do curso.

A EMBRAPA também é um local interessante de encontrar informações. Amanhã dia 24 de junho estará promovendo debate sobre “Erosão e Preservação do Solo. Os prejuízos causados pela erosão ficam entre 12 e 16 bilhões de dólares. E boa parte deste prejuízo poderia ser evitado. Notícias Agrícolas e EMBRABA em parceria estarão transmitindo ás 10 horas direto de Brasília o Debate “ O AGRO NÃO PARA! COMO LIDAMOS COM O PROBLEMA DA EROSÃO QUE CONTINUA?

Serão abordados temas como custo de perdas de solo no Brasil. Prioridades do MAPA uma agricultura mais sustentável? Desafio para o aumento da produtividade. Relação do solo e a água após pandemia entre outros. Procure Noticias Agrícolas e Embrapa No título do debate.

Entrando na EMBRAPA é possível fazer diversos cursos gratuitos nas mais diferentes áreas. Procure.

Por Nilo Cortez

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui