Mais de 100 pessoas acompanham atividades da 14ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo em Lajeado

Programação foi realizada na manhã de sábado no Porto dos Bruder


0

Mais de 100 pessoas acompanharam na manhã deste sábado (4) as atividades alusivas à 14ª edição da ação voluntária “Viva o Taquari-Antas Vivo” no Porto dos Bruder em Lajeado. A programação, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, contou com apresentações artísticas, lançamento da nova edição da Mostra Espelhos e breve ação de recolhimento de resíduos, realizada por empresas apoiadoras do evento.

Na abertura do evento, o diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Fernando Santos Arenhart, acompanhado dos filhos, falou sobre a importância de incentivar os jovens a preservarem o rio. “É fundamental trazermos as crianças para verem estes espaços e incentivá-los a cuidarem do meio ambiente,” frisou.

O coordenador da ação, Gilberto Soares, destacou a promoção simbólica realizada neste ano. “Sem grande ação número de voluntários, diferente dos anos anteriores, é importante estarmos aqui, de frente para o rio Taquari, e contemplarmos o belo patrimônio que temos a nossa disposição. O rio Taquari nos cativa por sua beleza; nós somos os responsáveis por sua manutenção e preservação,” pontuou.

Ação

No início da programação, os participantes foram recepcionados com apresentação da Orquestra Adolescente Legal com Música, da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro). Logo após, a primeira prenda juvenil do CTG Bento Gonçalves, Luise Grauck, declamou poesia sobre o rio Taquari, acompanhada ao violão por seu pai, o músico Jair Grauck.

A ação também contou com breve atividade de recolhimento de resíduos das margens do rio Taquari. Voluntários da BRF, Docile Alimentos e Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), de Estrela, participaram de mutirão que coletou cerca de 100kg de lixo em 45 minutos de atividade. Logo após, o grupo reuniu-se em “Roda de Conversa” para falar sobre o movimento.

Mostra Espelhos

Durante a programação, foi lançada, de forma oficial, a 9ª edição da “Mostra Espelhos – Como o rio Taquari nos Vê”. Os painéis, que reúnem fotos e dados das ações passadas, foram confeccionados com apoio financeiro do Fundo Municipal do Meio Ambiente através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O valor incentiva ações e ferramentas desenvolvidas para a educação ambiental para as escolas das redes pública e privada e comunidade do Vale do Taquari.

A Mostra Espelhos está disponível para visitação da comunidade na Casa de Cultura de Lajeado durante o mês de dezembro. Após este período, segue roteiro de exposição em escolas e empresas do Vale do Taquari. Escolas, instituições e empresas que tenham interesse em receber e expor os painéis podem solicitar à coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, através do fone (51) 3011-6900 ou parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui