Mais de 100 robôs circulam pelas ruas da Expo Dubai; saiba o que eles fazem

Máquinas geram risos e curiosidade dos visitantes


0
Foto: Ricardo Sander

Uma das atrações da Expo 2020 Dubai está do lado de fora dos pavilhões. Ao caminhar pelas ruas da “mini-cidade” montada sobre uma área de 4,4km² do deserto, as pessoas se deparam com alguns robôs. No total são 110 máquinas que passeiam sozinhos entre os seres humanos, que riem e ficam curiosos.

São quatro tipos: um robô que faz parte da equipe de segurança, mede a temperatura das pessoas, pede que usem máscaras e avisam os seguranças em caso de algum problema; um que transporta o mapa da exposição para que as pessoas possam retirar, outro que faz telentrega de comida e o quarto é o mascote oficial da Expo Dubai: o Opti, nome oriundo da palavra Opportunity, que em português significa oportunidade.

Os quatro robôs foram desenvolvidos pela empresa chinesa Terminus e já são utilizados no país asiático, mas pela primeira vez estão participando de um evento nos Emirados Árabes Unidos. Dois deles me chamaram mais a atenção. O mascote, que é amarelo, baixo e deixa as crianças felizes por fazer pose para fotos e responder algumas perguntas como, por exemplo, como está o tempo.

O outro é o robô-delivery da empresa local Talabat. É engraçado você ver um robô passando por você sozinho e indo em direção a algum lugar que você não tem a menor noção de onde é, para fazer a entrega de algum produto. Conforme um funcionário de Terminus com quem conversei, em média são feitas 90 entregas de comida diariamente na Expo Dubai. Ainda segundo ele, este tipo de robô já é bastante utilizado em hospitais e hotéis.

Confira o vídeo abaixo e veja como os robôs funcionam.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui