Mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra o coronavírus atrasada

Entre as vacinas utilizadas no Brasil, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer requerem a aplicação da segunda dose


0
Foto: Divulgação

Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada há mais de 15 dias. A informação foi divulgada na quinta-feira (04) no Boletim VigVac. Os pesquisadores ressaltam que o número de pessoas com a dose em atraso há mais de duas semanas duplicou entre 25 de setembro e 25 de outubro, saltando de 7 milhões para 14.097.777.

Cerca de metade dos atrasados deveria ter tomado a segunda dose há mais de 30 dias e 14% deles já perderam o prazo há mais de 90 dias. A análise levou em conta apenas atrasos de mais de 15 dias por considerar o tempo de entrada das informações na Rede Nacional de Dados em Saúde e por entender que um tempo curto de atraso pode ocorrer por motivos de dificuldade de agendamento e indisponibilidade das pessoas para se vacinarem.

Além disso, os pesquisadores ponderam que o risco individual não é elevado em um intervalo relativamente curto de demora na conclusão do esquema vacinal. Entre as vacinas utilizadas no Brasil, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer requerem a aplicação da segunda dose para que a imunização seja considerada completa.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui