Mais de 200 instrumentistas são aguardados para o Festival de Música de Teutônia

Quinta edição do evento ocorre de 17 a 22 de julho


0
Foto: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

A 5ª edição do Festival de Música de Teutônia ocorre 17 a 22 de julho. O lançamento oficial do evento, realizado pelo Colégio Teutônia, com apoio da prefeitura, ocorreu na manhã desta sexta-feira (10). O festival teve sua última edição em 2019, e não aconteceu nos últimos dois anos em função da pandemia.

A promoção, que deve reunir mais de 200 instrumentistas, tem por objetivo propiciar o contato dos participantes com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do país; oportunizar a vivência da música por meio de cursos de cordas, sopro, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.

Cursos, palestras, oficinas e apresentações

A direção artística do Festival de Música de Teutônia 2022 está a cargo do instrumentista Pedrinho Figueiredo. O repertório será definido em conjunto com o maestro do Festival, Tita Sartor. A estrutura do evento terá duas frentes: pedagógica e artística, que se entrelaçam, gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical.

A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos nacionalmente, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes nos dias atuais. Nesta edição serão 20 professores ministrando 17 cursos de instrumento, palestras e oficinas.

A parte artística contará com atrações em todas as noites. Entre elas, a abertura do Festival com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia na noite de domingo, 17 de julho; Recital de Estudantes nos dias 20 e 21; e o concerto de encerramento com a Orquestra do Festival, no dia 22.

Foto: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

Entre os professores já confirmados estão Manoela Lampert, Karin Kupas e Felipe Karam no violino; Rodrigo Alquati no violoncelo; Tita Sartor na flauta transversal; Alexandre Ribeiro no clarinete; Amauri Iablonovski no saxofone alto; Marcelo Martins no saxofone tenor; Matias Nieva e Flávio Gabriel e trompete; José Milton Vieira no trombone; Israel Oliveira na trompa; Bruno Brandalise na tuba; Nelson Faria na guitarra; Guto Wirtti no baixo elétrico; Márcio Bahia na bateria; Beto Côrrea no piano/teclado; Matheus Kleber no acordeon; Federico Trindade no canto coral; e Daniel Wolff no arranjo.

A programação oficial será anunciada na manhã desta sexta-feira, dia 10 de junho, oportunidade em que ocorre o lançamento oficial do Festival. “O sentimento é de muita alegria. O Festival está sendo muito aguardado pelos estudantes de música da região. Iria acontecer em 2021, mas em função da pandemia foi adiado. Esse ano voltamos com um lindo evento, professores de todo o país e uma programação fantástica”, frisa o maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, Lucas Grave. As edições anteriores ocorreram em 2014, 2015, 2017 e 2019.

Inscrições

As inscrições para os cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo estão abertas. As aulas do Festival acontecem de 18 a 22 de julho.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas junto à recepção do CT, fone (51) 3762-4040, ou com a comissão organizadora pelo e-mail festivaldemusica@colegioteutonia.com.br.

Grupos, orquestras e corais também estão convidados a participar. Outros detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento – www.festivaldemusicadeteutonia.com.br. AI/LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui