Mais de 200 pessoas visitaram o Memorial de Estrela no primeiro mês de atividades

O espaço inaugurado no dia 20 de maio tem um bom número de visitantes na avaliação da secretária de Cultura, Esporte e Lazer do município 


0
Foto: Júlio César Lenhard

Um espaço de resgate da história do município de Estrela, inaugurado exatamente no dia em que se completavam 145 anos de emancipação. Passados mais de um mês no início das atividades, mais de 200 visitantes já passaram pelo Memorial de Estrela, pelo que indicam as assinaturas da lista de presença disposta no local a informação e da secretária Especial de Cultura, Esporte e Lazer do município, Carine Schwingel.

“Estive visitando o espaço e conversei com o coordenador, Airton dos Santos, e me surpreendi positivamente com a lista de presenças que já engloba mais de 200 pessoas no primeiro mês de atividades, o que podemos considerar em um momento de pandemia, onde estamos controlando e pedindo para que agendem as visitas preferencialmente, um número muito positivo”, explica.


ouça a entrevista

 


A chefe da pasta também falou sobre a estrutura de um modo geral do espaço que gera admiração, inclusive, em profissionais da área da cultura e turismo vindos de outras regiões. “Tivemos duas pessoas ligadas à cultura que vieram de Gramado e visitaram o nosso Memorial, ficaram surpresos com a organização, a estrutura e o conteúdo que está disponível, como poucos no Rio Grande do Sul”, afirma.

Ela também destaca os espaços tecnológicos que existem no local, dizendo que um dos objetivos é trazer o jovem eu adolescente para visitar o memorial e ter interesse na história da sua cidade ou mesmo na área cultural de um modo geral. “Sim, temos essa ideia de trazer os mais jovens, e os adolescentes para este espaço é uma das maneiras de fazer isso é incluir a tecnologia e mesclá-la com os artigos históricos”, destaca Carine.

“É uma das principais atividades que queremos fazer, a visita das escolas para que possam de uma forma muito próxima aprender sobre história e conhecer personagens da nossa cidade que talvez não tenha acesso de uma outra maneira”, projeta.

Uma das atrações no memorial de Estrela é uma Smart TV que traz filmes e conta a história do cinema, já que no último dia 19 de junho foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Os filmes trazidos nesse espaço se referem ao ator e cineasta estrelense Alberto Ruschel, um dos grandes talentos brasileiros e que chegou a ser premiado no festival de Cannes, um dos mais conceituados do mundo.

O Memorial de Estrela está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, focado a grupos de escolas, universidades, instituições, associações e pessoas da comunidade. Para evitar superlotação e garantir o melhor atendimento e conforto, seguindo protocolos de saúde para Covid-19, pode ser visitado também por agendamento prévio, com contato pelos telefones (51) 9 9520-6323 e (51) 3981-1089 (Secel).

Texto: Júlio César Lenhard

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui