Mais de 6 mil moradores do Vale do Taquari já votaram na Consulta Popular que encerra nesta terça-feira

Presidente do Codevat avalia como positiva a votação até agora.


0
Foto: Ilustrativa

Os moradores do Vale do Taquari tem até às 23h59 desta terça-feira (3) para eleger um de quatro projetos a receber a verba estadual de R$ 630 mil reais. Para a seleção dos temas que estão em votação, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) levou em consideração as discussões feitas com os grupos técnicos e consulta feita com a comunidade da região.

Os quatro projetos são estruturação do turismo rural no Vale do Taquari, a partir das agroindústrias familiares; incentivo a produção orgânica no Vale do Taquari, através da qualificação de produtores; potencialização do Siout (Sistema Integrado de Outorga de Água) através do apoio para as sociedades de água do Vale do Taquari; ou Sistema de Alerta de Enchentes no Vale do Taquari, com a confecção de aplicativo para acompanhamento dos níveis dos rios e qualificação de pessoal.

O pleito que iniciou no dia 26 de outubro, teve até a amanhã desta terça-feira, 6.965 (2,5%) votos apurados. O Codevat estimava cerca de 3% da participação dos eleitores do Vale. A presidente do Codevat, Cíntia Agostini avalia como positiva a votação até agora. “Considerando todas as adversidades e com o período eleitoral, estamos muito satisfeitos, porque estamos falando de qualidade de voto e não quantidade, já que o voto on-line é autônomo, da socidade dizendo o que realmente quer”, destaca.

A comerciária aposentada Jaqueline Pfingstag deixou para eleger um projeto no último dia da votação. “Vou entrar no site hoje a noite vou votar porque é bem importante, principalmente os projetos das agroindústrias e das enchentes”, diz.

Como votar

Para participar, basta acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br ou encaminhar mensagem via SMS para o número 29634, até até às 23h59 desta terça-feira. Em razão da pandemia de coronavírus, a votação neste ano é 100% virtual.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui