Mais de 600 crianças de três anos retornam às Emeis de Lajeado nesta terça-feira

Foram adotadas novas formas de atendimento, com horário diferente e turmas intercaladas.


0
Foto: Maiara Rovêa

Nesta terça-feira (10), mais de 600 crianças de 3 anos retornaram às Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) de Lajeado. Para esses alunos foram adotadas novas formas de atendimento, com horário diferente e turmas intercaladas.

Com o objetivo de promover um retorno seguro, as crianças de três anos terão atendimentos quinzenalmente, com a divisão da turma em dois grupos: o grupo A, que frequentará a escola em uma semana, e o grupo B, que terá atendimento na semana seguinte, de maneira alternada. O turno das atividades também foi reorganizado visando menor circulação: agora as aulas serão à tarde em turno único de 5 horas e com dois horários para refeição.

Outro diferencial do modo de atendimento presencial é que nesta fase as crianças irão para as escolas para atividades de recreação, que serão realizadas pelos monitores. O planejamento das aulas e atividades educacionais continuarão sendo encaminhados pelos professores para serem feitas à distância no turno da manhã, durante todas as semanas.

Na Emei Cantinho Infantil, as crianças foram recepcionadas pelos professores fantasiados, com música e muita alegria. Para entrar na escola, os alunos tiveram a febre conferida e fizeram a higienização das mãos com álcool gel. Segundo a diretora, Renata Orlandini, o retorno dos alunos é essencial para trazer vida às escolas. “Nós enquanto escola estávamos esperando esse retorno, porque a escola só é viva com as crianças. E estamos confiantes porque tivemos uma experiência muito positiva com as turmas de 4 e 5 anos que já retornaram”, explicou Renata.

A saudade é o principal sentimento dos pequenos alunos. Para a aluna da EMEI Cantinho Infantil, Manuela Driemeier Muller, 3 anos, a maior saudade é das brincadeiras e professores. “Eu sinto saudade de brincar e também das trancinhas que a professora fazia no meu cabelo”, contou Manuela.

Cada família decidiu pelo retorno presencial dos alunos. Se a decisão foi pelo não retorno presencial, a escola continuará ofertando à criança as atividades remotas. E caso a família mude de opção quanto ao retorno presencial, essa decisão deverá ser informada com antecedência mínima de 7 dias para a organização da equipe diretiva. O aluno só poderá retornar às atividades presenciais após esse período.

Atendimento presencial das EMEIs:

– Turno único de 5 horas, à tarde, e com dois horários para refeição;

– Horário de atendimento: 13h às 18h, com tolerância no horário de entrada das 13h às 13h30 e no horário de saída das 17h30 às 18h;

– O atendimento presencial acontecerá com atividades de recreação, sendo que os responsáveis pelo atendimento serão os monitores do turno da tarde;

– Caso a criança apresente sintomas respiratórios em casa, ela deverá ficar afastada das atividades presenciais, assim como seguir os protocolos e orientações médicas;

– Caso a criança apresente sintomas respiratórios na escola, a família será avisada e deverá buscá-la imediatamente, devendo seguir os protocolos e orientações médicas. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui