Mais do que fiéis, o segredo é ter clientes leais. Você sabe a diferença entre os dois?

Estamos vivendo uma fase em que clientes fiéis são muito importantes, mas os clientes leais são essenciais, são fundamentais, são um grande diferencial.


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Foto: Reprodução

Existe um profissional que é fundamental para que qualquer organização prospere. Esse profissional é o VENDEDOR. O vendedor é o responsável por atender o cliente, levando até ele a solução para um problema existente ou até mesmo um problema que o cliente nem sabe que possui. O vendedor é o elo de ligação entre a produção e o consumidor. O vendedor é o responsável por atender a demanda do mercado. Toda a riqueza mundial passa pelas mãos do vendedor. Porém, o quanto dessa riqueza ficará nas mãos do vendedor, depende diretamente da qualificação que ele possui.

Muitos de nós, que somos vendedores, já escutamos que um dos segredos das vendas é “fidelizar” os nossos clientes. Sim, fidelizar é importante, a final, o cliente fiel é aquele que compra novamente. Porém, estamos vivendo a era dos clientes “leais”. Estes, são mais do que fiéis. O cliente fiel, usa. O cliente leal, cuida. O cliente fiel, compra. O cliente leal, recomenda, indica, protege, ajuda. Estamos vivendo uma fase em que clientes fiéis são muito importantes, mas os clientes leais são essenciais, são fundamentais, são um grande diferencial.

Os clientes leais são aqueles que nos ajudam a evoluir e inovar. São aqueles que nos dão dicas sobre como melhorar o nosso produto e o nosso atendimento. São aqueles que pensam junto conosco, buscando sempre a manutenção da relação e a evolução da parceria. Clientes leais são aqueles que torcem por nós da mesma forma que nós torcemos por eles. Os clientes fiéis, por vezes, usam essa fidelidade como moeda de troca, pedindo mais desconto, melhores condições de pagamento, entre outras regalias. O cliente leal conquista isso, pois a relação é um grande ganha-ganha. E qual é o segredo para construir clientes que sejam mais do que fiéis, que sejam clientes leais? O segredo é a “conexão”.

É a forma de cumplicidade de um tratar o outro. É o tanto que um ajuda o outro a evoluir. É a troca em momentos importantes da relação. É pensar em NÓS, ao invés de pensar em EU e ELE. Conexão é a pedra filosofal de uma relação comercial pautada na lealdade. O segredo é construir clientes que sejam FÃS da nossa empresa, assim como nós devemos ser FÃS do nosso cliente. Clientes que nos vejam como alguém que os ajudou, os ajuda e os ajudará a crescer. Quando conseguimos esse nível de relacionamento, a mágica acontece.

O primeiro passo para construir essa conexão é ver a situação sob o foco do cliente, de forma empática. A melhor forma de homenagear uma pessoa é dizendo que você percebe ela, que você presta atenção nela, que você vê ela. Você, que trabalha com vendas, consegue olhar nos olhos do seu cliente e dizer, sem palavras, “eu vejo você” (como no filme Avatar)? Você percebe os seus clientes, percebendo as suas singularidades e nuances? Você consegue construir relações em que as pessoas se importam verdadeiramente com você? Pense nisso. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Instagram: @gustavobozetti

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