Marinha do Brasil dará curso para servidores da Segurança Pública de Estrela

Intenção é formar agentes qualificados para atuarem em situações de emergência durante eventos aquáticos e nas vistorias junto ao Corredor Ecológico do Rio Taquari


0
Foto: Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública, em parceria com a Marinha do Brasil, realizará um curso de qualificação e habilitação de embarcação pública, com servidores da pasta, entre eles da Defesa Civil do município. O objetivo é criar pessoal qualificado para atuar em situações de emergência, como na cheia de 2020, quando 300 pessoas precisaram ser resgatadas de barco em Estrela.

O coordenador da secretaria, Sandro Bremm, explica que para proporcionar o treinamento no município o contato foi feito diretamente com a Marinha do Brasil. “A gente atua na prevenção, por isso devemos estar preparados para situações de calamidade, mas também, com pessoal qualificado para atender esta necessidade”, explica.

Além de atender aos chamados de urgência – como na última cheia, a maior em 64 anos, ocorrida em 2020 – a Defesa Civil auxilia no trabalho de monitoramento e fiscalização do Rio Taquari. “Em eventos esportivos, temos que dar o suporte aos atletas e a organização. Em outro viés, a Defesa Civil e a pasta da Segurança Pública atuam na proteção do Corredor Ecológico, e para isto, é fundamental termos pessoal qualificado para operar embarcações no rio.”

O curso foi confirmado pelo capitão de mar e guerra Átrio de Oliveira Cruz, comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), de onde virão os oficiais para Estrela. A capacitação deve ocorrer entre 23 e 27 de maio, com três dias de aulas teóricas e dois de práticas, junto ao Rio Taquari, em Estrela. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui