Marketing Digital para médicos: saiba como pode ajudar os profissionais da saúde


2
Foto: Pixabay

Qualquer segmento de negócio na era digital deve possuir uma boa presença online. Por essa razão, médicos que gerenciam clínicas devem investir na criação de um site, bem como na obtenção de um bom serviço de hospedagem de site clique aqui para isso.

Com isso, se torna mais fácil proporcionar uma boa interação com os pacientes, bem como a divulgação dos serviços prestados.

No entanto, apesar das evidentes vantagens que o Marketing Digital para médicos viabiliza, é fundamental ficar atento para o que diz a lei a respeito de como o conteúdo deve ser transmitido para os pacientes e o público em geral.

Por isso, para saber mais a respeito desse tema, que é muito importante para facilitar a gestão e a divulgação de uma clínica, confira os tópicos abaixo:

  • Marketing Digital para médicos – Saiba o que é
  • As vantagens do Marketing para médicos
  • Saiba o que NÃO pode ser feito quando o assunto é o Marketing para médicos

Marketing Digital para médicos – Saiba o que é

O Marketing Médico é a estratégia que tem como principal intuito atrair pacientes. Além do mais, também tem o objetivo de consolidar uma interação com o público, bem como explicar como e quais são os serviços realizados pela clínica e os seus respectivos profissionais de saúde.

Porém, é sempre pertinente salientar que as estratégias de marketing médico devem estar de acordo com o que as regras do código de ética de medicina estabelecem quando o assunto é divulgação em mídias digitais.

Hoje em dia, tanto os hospitais quanto as clínicas podem se beneficiar bastante do Marketing Digital, especialmente diante dos mais variados canais online em que as pessoas utilizam os recursos digitais para procurar por serviços na área da saúde.

É por isso que ter um site e um serviço de hospedagem de site ajuda bastante nesse processo de obter uma boa presença digital e estar à disposição dos pacientes. Porém, é necessário saber utilizar esses meios de acordo com os seus objetivos e características.

Diante disso, graças ao Marketing para médicos é possível usar os diferentes canais digitais para trazer informações a respeito de doenças, métodos de prevenção e dicas para os pacientes obterem uma melhor qualidade de vida.

Em suma, na atual era digital, é importante que os médicos, de um modo geral, saibam utilizar as estratégias e as ferramentas adequadas para interagirem com os pacientes.

Conheça algumas ferramentas que auxiliam o Marketing Digital para os profissionais de saúde

Quando o assunto é o Marketing médico na era digital, é necessário ir além de um simples site para divulgar a clínica.

Hoje em dia é possível contar com softwares próprios para a gestão de uma clínica médica, bem como com ferramentas específicas para viabilizar as estratégias de Marketing. Vamos ver alguns exemplos?

Mailchimp

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes no atual contexto das ferramentas digitais. Alguns motivos são bem claros: o e-mail é um tipo de interação que permite o máximo de segmentação e personalização.

Por meio dele o empreendedor interage com quem realmente faz parte do público-alvo, divulgando conteúdos específicos e com diferentes objetivos.

No caso do Marketing digital para médicos, o e-mail marketing é importante para levar aos pacientes conteúdos voltados para a saúde, reforçando campanhas preventivas e trazendo dicas de saúde.

Entre as várias ferramentas destinadas para a realização do e-mail marketing, estão o E-goi e o Mailchimp.

Ambas são eficientes e podem organizar o envio de mensagens, personalizando-as e até mesmo realizando o agendamento delas. Elas também permitem a organização das listas de contatos.

Saúde Vianet

Essa ferramenta é um software completo, que permite o gerenciamento da clínica, bem como promover medidas de divulgação e interação com os pacientes.

Na parte da gestão, esse software permite o agendamento de consultas, disponibiliza também um prontuário eletrônico e customizado, além também de apresentar recursos para administrar aspectos financeiros da clínica, como o fluxo de caixa.

O software também ajuda no relacionamento com os pacientes, possibilitando a criação e o envio de mensagem por e-mail e de SMS. O Saúde Vianet também é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no seu desktop quanto por meio de aplicativos móveis.

Google Analytics

O Marketing digital só pode ser considerado bem feito quando os resultados das suas estratégias são devidamente mensurados e avaliados. Isso vale também para o Marketing realizado para clínicas e profissionais de saúde.

Portanto, é importante ficar atento para o nível de engajamento que uma determinada postagem obteve em seu blog, para origem geográfica dos acessos, os assuntos mais pesquisados, entre outros recursos. O Google Analytics traz essas informações.

As vantagens do Marketing para médicos

Hoje em dia, os profissionais que não se adaptarem diante das características da era digital na hora de gerenciar um negócio e interagir com o público, vão perder cada vez mais espaço. Isso equivale também para os profissionais da área de saúde.

Atualmente são várias as informações a respeito da saúde que podem ser encontradas na web, por meio de sites, redes sociais e blogs. Por isso é que se torna importante conferir presença digital para uma clínica, a tornando mais perto dos pacientes.

Lembre-se que, no atual cenário de ferramentas online, o Google é uma das principais fontes de busca e pesquisa quando se trata de saúde.

Por tudo isso, o Marketing digital para médicos estabelece vários benefícios para quem atua na área. Vamos ver quais são essas vantagens?

Mais disponibilidade para os pacientes

Pessoas das mais variadas idades e características distintas fazem parte das redes sociais e demais canais digitais. Por isso, investir no Marketing digital é essencial para que as clínicas garantam que a marca seja lembrada pelos pacientes.

Vale destacar que a presença digital também é importante para a interação com os pacientes.

Mais engajamento com os pacientes

No Marketing Digital destinado para os profissionais da área da saúde, o público não é chamado de cliente, mas sim de pacientes.

A presença online permite engajar mais os pacientes com a marca da clínica. Com isso, ela se torna uma alternativa em evidência para quem busca por atendimento médico.

É importante também destacar que o Marketing Digital médico permite que os pacientes possam ser constantemente atualizados e conectados com a clínica, garantindo com isso mais fidelidade e atendimento.

Facilidade de contato

Falando em atendimento, ele é também muito importante para o êxito de uma clínica médica, assim como é para qualquer outro tipo de empreendimento.

Posto isso, diante de um atendimento e de canais digitais que facilitam a interação, o Marketing digital consolida o vínculo existente entre os profissionais e os pacientes, conferindo para o profissional mais credibilidade.

Outro detalhe muito importante relacionado ao marketing digital para médicos é o acompanhamento adequado dos pacientes. Ao utilizar recursos como as redes sociais e e-mail marketing, por exemplo, se torna mais fácil obter um pós-atendimento bem feito.

Saiba o que NÃO pode ser feito quando o assunto é o Marketing para médicos

A realização do Marketing digital destinado para os profissionais de saúde é tão importante quanto para qualquer outro tipo de negócio. No entanto, nem todos os tipos de abordagens são permitidos.

O CFM (Conselho Federal de Medicina) determina algumas regras para que o conteúdo das campanhas não possa ferir a ética médica. Portanto, é pertinente saber o que NÃO pode ser feito na hora de colocar em prática as estratégias de Marketing. Veja então os principais pontos!

Utilização de blogs

A criação e o gerenciamento de um blog pode ser uma estratégia eficiente. Porém, o conteúdo postado deve possuir um caráter informativo, abordando várias informações relacionadas com os cuidados com a saúde.

Não é possível buscar a autopromoção. Isso quer dizer que o Marketing Digital para médicos não pode ser direcionado de forma agressiva para a concorrência e nem almejar qualquer tipo de lucro.

Por isso, é fundamental evitar abordagens como, os “nossos serviços são os melhores”, ou “somos a melhor alternativa”.

Além disso, também não é permitido conteúdo de caráter sensacionalista, como, por exemplo, divulgação de imagens impactantes, notícias que causem pânico e conteúdos que prometem curas e resultados imediatos.

Cuidados com a divulgação

O Marketing digital para médicos não pode anunciar equipamentos usados em tratamentos como se estes tivessem a possibilidade de atuarem como a única opção de tratamento para os pacientes.

Além disso, não é possível expor pacientes com o objetivo de anunciar um tratamento, ainda que o paciente conceda permissão para isso.

Oferta de serviços

A realização do Marketing para consultórios não permite disponibilizar serviços médicos via consórcios. Além disso, é necessário estar atento também para a publicidade voltada para clínicas, laboratórios e hospitais.

As informações que divulgam tais instituições devem disponibilizar o nome do diretor técnico médico e de sua correspondente inscrição no Conselho Regional.

Termos inadequados

Ao efetuar postagens, seja em blogs ou redes sociais, é importante prestar bem atenção para evitar alguns termos que não estão de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina.

Sendo assim, evite expressões apelativas, como, por exemplo, “o melhor”, “o mais seguro”, “alívio imediato” e “garantimos o resultado”.

O Marketing digital pode auxiliar não apenas médicos, mas também pacientes

Quem atua na área da saúde pode (e deve) investir na presença digital, afinal, são as ferramentas online que hoje em dia viabilizam uma boa interação.

Porém, a presença na web não se resume apenas a ter um site e uma hospedagem de sites. Ela também implica no uso correto e adequado das ferramentas e redes sociais. Sempre levando em conta o que diz o código de ética da profissão.

Por isso, é importante que os médicos e demais profissionais da saúde conheçam e saibam aplicar o Marketing Digital.

Este é um conteúdo de divulgação comercial e de responsabilidade de seus idealizadores.

2 Comentários

  1. Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
    Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
    Voltarei outras vezes, obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui