“Me preparei como uma adolescente que vai fazer 15 anos”, conta, aos 84 anos, a patrona dos festejos da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado

Dona Nena, como é conhecida, fala da felicidade em receber o convite, e recorda dos tempos que foi 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves, em 1955


0
Nelsy Cattoi Conte, 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves de 1955 e patrona dos festejos da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)

“Me preparei como uma adolescente que vai fazer 15 anos”, conta a patrona dos festejos da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, Nelsy Cattoi Conte. Com 84 anos de idade, dona Nena, como é conhecida pelos mais íntimos, diz que seguiu o mesmo ritual de quando fez seus 15 anos. “Coloquei tudo em cima da cama [..], a saia de armação, o vestido, o  sapato, as coisas que eu ia usar; e fotografei.”

Sobre o convite para ser a patrona dos festejos da Semana Farroupilha lajeadense 2021, dona Nena relata surpresa, e diz achar que não merecia tal agraciamento. “Foi uma surpresa pra mim. O pessoal da prefeitura veio falar comigo [..]. Fiquei extremamente feliz com o convite, com as homenagens que venho recebendo. O pessoal é muito bom pra gente.”

“Depois que fiquei sabendo isso, eu pensei: ‘eu quero ter o vestido mais bonito que puder.'” Ao seu pedido, sua filha, moradora de Porto Alegre, comprou o vestido na loja da Shana Müller, modelo que já foi usado pela apresentadora e cantora. Inclusive, Shana enviou uma mensagem de áudio para a patrona, relata.

Além de atual patrona da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, dona Nena foi a 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves, em 1955.

Assista à entrevista 


1ª Prenda

Os primeiros contatos com a cultura gaúcha foi com a dança, no Colégio Madre Bárbara. Neste tempo, ela, e todas as suas colegas, estudavam para ser professora, profissão que veio a seguir posteriormente.

Foi nesta época, também, que foi fundado o CTG Bento Gonçalves, onde assumiu o posto de 1ª Prenda. Segundo donda Nena, ela não tinha noção da função que desempenharia. “É completamente diferente. Na minha época não tinha eleição, fui escolhida.”


Incentivo à cultura gaúcha

“Quem tem filhos que crie-os dentro de um CTG”, aconselha a patrona dos festejos da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado. A educação, o respeito o amor à Pátria e o contato com os símbolos do estado são alguns dos ensinamentos repassados às pessoas que frequentam estes centros tradicionalistas, destaca.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui