Médico recomenda fazer exame checkup após passar por covid

Todas as pessoas devem fazer, mas principalmente, quem teve as formas graves da doença, diz Sérgio Marques


0
Médico Sérgio Marques (Foto: Divulgação)

O médico Sérgio Marques recomenda as pessoas que passaram pela Covid-19 a realizarem um checkup — exame médico minucioso que inclui, por exemplo, a inspeção clínica, exames laboratoriais e radiológicos. Todas as pessoas devem fazer, mas principalmente, quem teve as formas graves da doença. “É indicado fazer uma revisão clínica 20 a 30 dias depois para avaliar, sobre tudo, o coração.” A covid pode resultar em complicações cardíacas, por isso, é importante a revisão.

De acordo com Marques, as formas graves da Covid-19 resultam, muitas vezes, em eventos trombóticos. “A covid propicia que se forme trombos. Se diz popularmente que é como se o sangue ficasse grosso. Então existe o risco, que mesmo depois da doença, se desenvolva uma trombose. É quando se formam coágulos que entopem a corrente sanguínea”, explica.


ouça a entrevista

 


 

A trombose é mais comum de ser desenvolvida na perna, que incha e passa a doer. Também é comum o desenvolvimento de uma embolia pulmonar, causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos.

Durante a entrevista, Marques disse que o SUS deveria implantar Centros de Reabilitação pós-covid. Segundo o médico, em Porto Alegre há centros deste tipo. Em Lajeado, o município faz uma organização parecida nos postos de saúde.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui