Memorial de Estrela é inaugurado no aniversário de 145 anos

Ato que contou com presença de autoridades ocorreu em palco montado em frente ao prédio


0
Foto: Júlio César Lenhard

No dia em que completou 145 anos, os estrelenses inauguraram na manhã desta quinta-feira (20) o Memorial da Estrela. Em ato realizado em frente ao prédio no entroncamento da Rua Treze de Maio com a Pinheiro Machado, no centro da cidade, autoridades de estado e também do município que no início da manhã participaram do ato de assinatura de entrada do Porto de Estrela no programa Cresce RS, também participam deste ato. “É uma maneira de valorizar a nossa história, temos muitas coisas a serem relembradas e Estrela precisa ver o futuro e valorizar o passado também”, disse o prefeito Elmar Schneider.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza (MDB), disse admirar a história e parabenizou os estrelenses pelo aniversário do município e pela história que construíram. “Um espaço como este é de se admirar, uma cidade mãe de tantas outras aqui da região precisa de um espaço como este”, falou o parlamentar.

O coordenador do Memorial de Estrela será Aírton Engster dos Santos, que também se pronunciou no evento, falando sobre a história de Estrela. “É uma honra muito grande e devo agradecer ao prefeito, Estrela tem muita história e este espaço é muito especial”, afirma o coordenador.

Em um palco montado em frente ao prédio conhecido por Castelinho, antigo prédio do Centro, que agora é utilizado para o memorial, as autoridades se pronunciaram para o público. Entre elas, cinco secretários de Estado. Foram convidados para prestigiar o evento os ex-prefeitos Hélio Musskopf, Günther Wagner, Leonildo Mariani, Geraldo Mânica e Rafael Mallmann, além de Mariza Brönstrup, viúva do ex-prefeito Celso Brönstrup.

O atual prefeito Schneider disse em seu discurso que a presença dos antigos chefes do Executivo municipal mostram que a história retratada no memorial foi construída por muitas pessoas e por muitas lideranças e que todas foram importantes. “Muito obrigado a todos vocês prefeitos que estão aqui, pois todos vocês fizeram esta história e temos que agradecer pelo que realizaram por Estrela”, disse o atual mandatário.

Após os pronunciamentos, a fita simbólica de inauguração foi cortada e o Memorial de Estrela foi oficialmente inaugurado e visitado pelos presentes.

Texto: Júlio César Lenhard

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui