Memorial de Estrela recebe visita de Yamandu Costa

O reconhecido instrumentista e compositor brasileiro aproveitou o retorno ao País para em meio a uma miniturnê visitar a sua mãe em Estrela e com ela e o Antônio Gringo conhecer o acervo histórico de Estrela


0
Foto: Prefeitura de Estrela/Divulgação

O Memorial de Estrela, que em maio completou um ano desde a sua inauguração, começa a entrar na rota de visitantes de outras regiões. Entre eles artistas. Foi o caso do compositor e cantor Yamandu Costa. O gaúcho considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo, autor de diversos discos e vencedor de inúmeros prêmios, fez questão de, nesta quarta-feira (25), visitar e conhecer o acervo do espaço cultural que preserva e valoriza a memória da cultura estrelense, localizado na Rua 13 de Maio, 398 – Centro.

O artista passo-fundense, que atualmente mora em Portugal, voltou ao seu Estado após mais de dois anos desde a sua última apresentação em solo gaúcho, no começo de 2020, para realizar miniturnê pelo Estado. Antes de retornar à Europa, fez uma visita à sua mãe, Clary Costa, também cantora, compositora, violonista e locutora, e que escolheu Estrela para residir há cerca de 6 anos. Vencedor do prêmio de melhor álbum instrumental no Grammy Latino 2021 com a obra do álbum “Toquinho e Yamandu Costa – Bachianinha”, Yamandu reconheceu a alegria da mãe e do irmão desde que escolheram Estrela para residir. “Eles valorizaram muito a dinâmica, a paz e tranquilidade que Estrela lhes oferece, além de ter sido muito acolhedora, aconchegante, e valorizar a cultura”, resumiu.

Já no Memorial, acompanhado de sua mãe e do também cantor e compositor Antônio Gringo, que incentivado por familiares igualmente escolheu Estrela para residir, Yamandu Costa foi recebido pelo prefeito Elmar Schneider; o titular da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann; a titular da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel; o vereador Douglas Daroit e o coordenador do Memorial, Airton Engster dos Santos.

Embaixador

O prefeito Elmar Schneider ressaltou ao cantor a importância do Memorial não somente para enraizar e valorizar a história de Estrela, mas para de toda a região ao ser o município-mãe de cidades vizinhas e de pessoas que ajudaram a construir o Estado, e fez um pedido ao artista. “Yamandu, tu és um homem do mundo, e sua mãe muito nos orgulha em ser hoje nossa cidadã e que aqui ela se diz feliz. Assim, nos orgulha diretamente em saber que estás nos visitando, conhecendo nossa história, e lhe pedimos com isso para que se torne nosso embaixador.” Yamandu disse aceitar apesar de revelar já sempre levar o nome do município junto. “Sempre falo de minha mãe e meu irmão, e sei o quanto aqui eles estão realizados e felizes”, frisou.

Homenagens

Yamandu, que foi presenteado pelo prefeito com o CD da Banda de Estrela, e pelo secretário Mallmann com lembranças e produtos do município, pôde junto dos outros presentes ao Memorial ainda prestigiar apresentações de Antônio Gringo e Clary Costa. Ambos tocaram e cantaram músicas de sua autoria e que homenageiam o município e seu povo: respectivamente, “Estrela do coração”; e “Pra ficar”. Clary inclusive terminou sua canção emocionada e levou outros ao mesmo. “A letra da música resume o que sinto”, sentenciou, antes de fazer um pedido ao prefeito por um projeto de músicas “compostas para Estrela por quem é ou ama Estrela.” O secretário Joel Mallmann anotou a proposta.

A visitação no Memorial de Estrela é grátis e o espaço funciona normalmente de segunda a sexta, das 8h às 11h30; e das 13h30 às 17h. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui