Menores acolhidos na Pousada da Criança de Estrela receberão qualificação profissional

Câmara de Vereadores de Estrela aprovou, nesta segunda-feira (29), projeto voltado aos adolescentes e jovens que participam do programa assistencial.


0
Atualmente, três dos moradores da pousada estão aptos a participar do projeto (Foto: Natalia Ribeiro)

Crianças e adolescentes que moram na Pousada da Criança de Estrela terão um estímulo a mais para buscar qualificação técnico-profissional e, assim, conquistar uma profissão. Os vereadores de Estrela aprovaram, na sessão desta segunda-feira (29), a matéria do Poder Executivo que cria o programa. Serão beneficiados os acolhidos na faixa de 14 a 18 anos de idade incompletos. Três estão aptos a participar.


ouça a sessão completa


A matéria fala que os contemplados deverão ser naturais de Estrela – o que, mesmo com aprovação unânime, foi questionado pela casa. Os legisladores sugeriram que o projeto seja estendido a todos os usuários na respectiva faixa etária. Norberto Fell (PPS) lembrou que há pagamento de quantia mensal. “O secretário certamente terá solução para estender crianças de outros municípios, pois eles fazem contribuição”.

Conforme o texto, os cursos deverão ser realizados em escolas ou instituições localizadas em Estrela, com investimento mensal por estudante de até R$ 400. O valor poderá ser destinado ao pagamento de transporte ou alimentação, caso o técnico ocorra em instituições públicas. A iniciativa é louvada pelo vereador Volnei Zancanaro (PR). “É um pouquinho do que a gente pode fazer para ajudar a eles”.

Frequentam a Pousada da Criança pessoas que foram tiradas do convívio familiar, mediante decisão da Justiça, devido à fatores de vulnerabilidade social. Márcio Mallmann (PP) entende que, neste contexto de vida, o projeto é fundamental. “Porque a formação é importantíssima. Muitas vezes no Brasil diz que se falta emprego. Mas, mais do que emprego, falta qualificação”.

Na mesma linha, João Braun (PP) destaca que a iniciativa será uma ferramenta válida para a mudança de cenário em que os menores se encontram. “Terá um impacto totalmente positivo na vida das crianças. Elas, que, sem dúvidas, passam por situações de muitas fragilidades. É gratificante ver um projeto assim”.

Um dos objetivos do projeto, que tem a assinatura da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, do governo de Estrela, é atuar em prol das crianças e dos adolescentes que não foram reconduzidos aos seus lares ou mesmo adotados por outras famílias – por isso a definição da faixa etária.

Mais sessão

Durante o encontro, ainda foi aprovada matéria da Mesa Diretora que inclui o benefício de vale-transporte a estagiários do Poder Legislativo, no valor de R$ 80 mensais. Devido pedido de vista do vereador Fell, foi tirado da pauta o texto que acabava com o cargo de Engenheiro Agrônomo na administração municipal, bem como criava o de Engenheiro Agrícola. Fell não explicou os motivos do pedido.

Comunidade católica de Estrela acompanhou a entrega da homenagem ao padre (Foto: Joilson Pereira / Divulgação CVE)

Por fim, após a sessão ordinária ocorreu encontro solene de entrega do título de Cidadão Estrelense ao padre Neimar Schuster. Os vereadores de Estrela voltam a se reunir na próxima segunda-feira, 06 de maio. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui