Mesa-redonda na Feira do Livro destaca mulheres empoderadas

Confira ainda: quadro Aplicativo destaca compartilhamento de localização em tempo real no WhatsApp, e no Na Cozinha, aprenda a fazer bolo de aipim vegano.


0
Mesa-redonda com o tema "Empoderamento Feminino" realizada dentro da programação da Feira do Livro de Lajeado (Foto: Tiago Silva)

O Programa Papos de Mulher deste sábado (21), especial transmitido direto da Feira do Livro de Lajeado, destacou o papel da mulher na sociedade atual. A apresentadora Aline Silva mediou uma mesa-redonda com o tema “Empoderamento Feminino”.

Participaram da conversa a gerente do Sesc, Betina Durayski; a escritora homenageada do evento, Nara Knaack; a delegada aposentada e professora de Direito Elisabete Barreto Müller; a advogada e presidente da Casa de Passagem do Vale, Sílvia Feldens; Ana Cecília Togni, integrante da Liga Lajeado de Combate ao Câncer; Maria Louvani Ely, coordenadora regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais; a empresária Bianca Trevisol, da Vovó Faz Bolo; e a psicóloga da Unimed Bianca Trevisol.

Na mesa-redonda, as participantes debateram o conceito do termo “empoderamento”, tema principal da 12ª Feira do Livro, a evolução da valorização da mulher na sociedade e destacaram que, se a mulher hoje está empoderada, deve-se muito a iniciativa de mulheres do passado que abriram espaços na busca de equidade em relação aos homens.

OUÇA A MESA-REDONDA

 


WhatsApp vai ganhar compartilhamento de localização em tempo real

com Natália Ribeiro

 

O WhatsApp anunciou nesta semana um novo recurso que permite compartilhar a sua localização em tempo real. A função usa criptografia de ponta-a-ponta e permite determinar por quanto tempo sua posição atual pode ser acompanhada por familiares, amigos e outros contatos. A novidade será disponibilizada para dispositivos Android e iOS nas próximas semanas.

A ferramenta já tem compartilhamento de localização, mas o novo recurso permite seguir o deslocamento do usuário pelo tempo determinado, que vai de 15 minutos a oito horas. De acordo com a empresa, é possível encerrar o compartilhamento da posição atual a qualquer instante, ou simplesmente esperar que o contador se expire.
No entanto, o WhatsApp alerta que “se mais de uma pessoa compartilhar sua localização em um grupo, todas as localizações aparecerão no mesmo mapa”.

A função vem desativada por padrão e o usuário decide por quanto tempo irá compartilhar: quinze minutos, uma hora ou oito horas. Apesar de ter um tempo definido, é possível interromper o compartilhamento a qualquer momento. Além disso, o WhatsApp incluiu a possibilidade de mostrar em um mesmo mapa a localização de todos os usuários que compartilharam em um grupo. Confira como encaminhar sua localização ao vivo para seus amigos.

Passo 1. Abra a conversa no WhatsApp e toque no ícone de clipe de papel para enviar um anexo. No iPhone (iOS), essa ação é feita tocando no ícone de mais (+). Em seguida, selecione a opção “Localização” e, depois, escolha o item “Compartilhar localização atual”. Não esqueça de ativar o GPS do seu aparelho.

Passo 2. No primeiro uso, pode ser que você tenha que confirmar que entende o funcionamento do recurso. Feito isso, defina por quanto tempo irá compartilhar seu trajeto. Se quiser, também é possível adicionar um comentário que será exibido junto ao mapa. Depois, toque na seta para enviar sua localização.

Observe que abaixo do mapa está a opção “Encerrar”. Ao tocar nela, é possível interromper o compartilhamento antes do tempo definido. Sempre que ele termina, seja porque o usuário interrompeu ou porque o tempo acabou, o WhatsApp exibe a mensagem “Localização atual terminou”.

A função de compartilhamento de localização em tempo real pode ser útil em situações como o encontro de um grupo de pessoas. Assim, você pode indicar para parentes e amigos o trajeto que está fazendo até determinado lugar. Além disso, o recurso pode dedurar aquelas pessoas que costumam mentir a localização dizendo que já estão chegando antes mesmo de sair de casa. Vale destacar que o Facebook Messenger, o Google Maps e o Telegram já possuem ferramentas semelhantes.

Fonte: TechTudo/G1


Na Cozinha: Bolo de aipim vegano

com Daniel Bortolini

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de linhaça
1/2 copo de água
1 copo de aipim cru ralado
1/2 copo de castanhas picadas
1/2 copo de farinha de milho ou trigo
1 colher de óleo de coco
1/2 copo de melado ou açúcar mascavo. 1 colher chá de sal
2 colheres chá de canela em pó
1 colher chá de bicarbonato de sódio ou fermento
2 colheres de passas de uva
1/2 copo de leite de soja.

Preparo:

Misture tudo e leve ao forno pré aquecido a 180° por 65min.

Receita da proprietária do salão de beleza Ponto Xik, Márcia Schmitz.

Imagem: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui