Mesmo em ano de pandemia, Lajeado registra alta de 36% na criação de MEIs

Para secretário, números mostram a garra e o espírito empreendedor dos lajeadenses.


0
Foto: Jonas de Siqueira

Mesmo em um ano marcado pela pandemia de coronavírus, o município de Lajeado registra um saldo positivo no aspecto de criação de Microempreendedor Individual (MEIs). Até novembro, foram criadas 1.459 e dado baixa em 510, o que representa um saldo de 949. O número é superior ao do ano passado, que apresentou um saldo de 698 até novembro. Desta forma, é uma alta de 36% em MEIs de um ano para o outro.

No aspecto de registro de empresas, este ano foram 617 novas e dado baixa em 183, com saldo de 434. No ano passado foram criadas 751, baixa de 297 e saldo de 454.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, o resultado positivo — mesmo com a crise econômica gerada pela crise sanitária — mostra a garra dos empreendedores de Lajeado. Ele observa que muitas dessas novas MEIs são de profissionais que perderam seus empregos e buscaram empreender em uma nova atividade. Mesmo no caso das empresas, segmento mais afetado pela pandemia, Bücker destaca que os números se aproximam do ano passado.

A gente de desenvolvimento da Sedetag, Cristiane Seibel Schneiders, diz que o quantitativo surpreendeu. “Lajeado se superou. Lajeado, como sempre, é uma cidade muito empreendedora”, ressalta.

Central do Empreendedor premiada

A Central do Empreendedor de Lajeado recebeu o Troféu Ouro do Sebrae. Em 2019, o município já havia sido reconhecido com o troféu de bronze. A premiação é um reconhecimento do Sebrae às salas do empreendedor que funcionam em todo o Estado, e que em Lajeado receberam o nome de Central do Empreendedor.

Em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Sebrae avalia as salas do empreendedor de todo o Rio Grande do Sul. Para receber a certificação, as salas do empreendedor tiveram que passar por várias etapas de avaliação.


ouça a entrevista

 


Saiba mais

A Central do Empreendedor de Lajeado funciona junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), na Rua Júlio de Castilhos, 171, telefone 3982-1336, e no site da prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui