A quinta-feira será um dia de chuva volumosa e persistente pelo Rio Grande do Sul, além do risco de temporais isolados. A chuva se concentra na Metade Norte, onde no decorrer do dia são previstas pancadas torrenciais com altos volumes em curto período e risco de alagamentos em alguns pontos. Pode chover intensamente em períodos do em pontos do Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto Médio e Serra.
A MetSul reitera o alerta que volumes excessivos de chuva até o sábado devem levar a inundações, cheias de rios e enchentes. O quadro pode ser considerado de altíssimo risco e perigoso, considerando os volumes extremos nas principais bacias hidrológicas do estado.
Alerta de enchentes
O Instituto Nacional de Meteorologia, bem como a MetSul alertam para inundações e enchentes, repetindo as cenas das últimas semanas e meses no Sul do Brasil. Os volumes excessivos de chuva devem se dar sobre as nascentes dos principais rios da Metade Norte gaúcha, ou seja, é elevado risco de cheias em rios que cortam os vales como o Taquari-Antas e o Caí. O Sinos também pode ter cheia. Já o Gravataí tem menor risco. Deve chover muito ainda nas nascentes do Jacuí e, principalmente, no começo da bacia do Rio Uruguai.
A chuva com acumulados extremos como se prevê traz ainda riscos geológicos. Será alto o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros, se adverte para possíveis quedas de barreiras que podem gerar bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais. Algumas estradas municipais e rurais, devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água. Com a perspectiva de forte correnteza, trechos alagados devem se terminantemente evitados por motoristas sob perigo de acidentes fatais.
Fonte: MetSul/Inmet