MetSul considera pouco provável um novo quadro de repique grave da enchente

Há alerta de chuva forte nesta quinta-feira (16) pelo estado.


0
Escadaria, em Estrela (Foto: Frederico Sehn)

Volta a chover nesta quinta-feira em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Já chove na madrugada e de manhã a partir da Metade Oeste e, após, a chuva atinge o restante o Estado. Antes, o sol aparece com nuvens em várias regiões.

A MetSul alerta que a chuva mais volumosa atingirá principalmente a Metade Norte, onde ocorrem as cheias de rios, com 50 a 80mm em alguns pontos, não se descartando marcas isoladamente superiores. É o que indicam os modelos WRF e o alemão Icon rodados pela MetSul.

Alerta-se para o risco de temporais isolados com pancadas fortes de chuva, raios e granizo localizado, especialmente da tarde para a noite. Será na segunda metade do dia que se projeta a maior instabilidade em Porto Alegre e região metropolitana, Vale do Taquari e região Serrana.

A MetSul antecipa que haverá aumento de níveis de rios devido ao acumulado de chuva previsto para hoje. Contudo, considera que é pouco provável um quadro de repique grave de cheias ou inundações. Os grandes riscos na avaliação da MetSul são deslizamentos de terra na Serra e queda de granizo em pontos da Metade Norte.

Leia também 

Já a Defesa Civil Estadual emitiu na tarde desta quarta-feira (15) um alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúchas, em decorrência da instabilidade prevista para esta quinta-feira (16). O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em função do risco de inundações nas bacias dos rios Taquari, Gravataí, Sinos e Caí. O aviso inclui cinco cidades do Vale do Taquari: Lajeado, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado. O alerta vale ainda para Santa Tereza, na divisa da Serra com o Vale do Rio Pardo, onde passa o Rio das Antas, que desemboca no Rio Taquari, além de outros 11 municípios gaúchos.

Devido ao tempo instável, a temperatura sobe pouco após outro amanhecer gelado e as máximas serão baixas, com frio mesmo à tarde. Em Lajeado, a máxima não ultrapassa a marca de 13ºC. O tempo melhora amanhã, sexta-feira (17), com forte elevação da temperatura máxima. O cenário de tempo firme e marcas elevadas se mantém para o fim de semana.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui