Ministério da Saúde sofre novo ataque hacker na rede interna

Serviços de intranet saíram do ar e funcionários foram dispensados por conta do bloqueio de acesso aos computadores


0
Foto: Divulgação

O sistema informatizado do Ministério da Saúde sofreu um novo ataque hacker nesta segunda-feira (13). A investida se iniciou durante a madrugada e, desta vez, sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e até mesmo a rede de telefonia estão fora do ar. A equipe de tecnologia da pasta tenta identificar o problema e acabar com a vulnerabilidade que permite o acesso indevido. Informações obtidas com exclusividade pelo R7 apontam que os servidores foram surpreendidos com bloqueio total dos serviços.

Os funcionários da pasta não conseguem nem mesmo acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia de Covid-19, avaliar informações de saúde em geral e atender a demandas dos estados. O corpo de funcionários foi dispensado, por conta da imprevisibilidade de retorno dos serviços digitais. O site da pasta continua no ar, mas não pode ser atualizado. A suspeita é de uma tentativa de ataque de ransomware, em que hackers sequestram os dados do órgão alvo e pedem pagamento de propina para liberar o acesso. Para evitar o acesso aos dados, os servidores de web podem ter o acesso a rede interrompidos pelas equipes de segurança da informação.

Em nota, a equipe de tecnologia do Ministério da Saúde informou que está reativando alguns sistemas gradativamente, e em segurança. “O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura, com isto, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta.”

Fonte: R7

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui