Ministério Público busca soluções para licenças de construções nas áreas ribeirinhas do Bairro Carneiros

Reunião na tarde desta terça-feira (26) reuniu autoridades, empresários e moradores


0
Promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio Diefenbach, convocou a reunião para esta terça-feira (Foto: Caroline Silva)

Em novembro de 2019, o promotor de Justiça de Lajeado Sérgio Diefenbach abriu um inquérito sobre licenças de construções nas áreas ribeirinhas do Bairro Carneiros, em Lajeado. Na tarde desta terça-feira (26), Diefenbach convocou uma reunião com as partes interessadas a fim de chegar a um estudo ambiental. “Queremos saber que tipo de estudo é necessário para que não se tenha problemas no futuro com empreendimentos que podem surgir nesse espaço”, disse o promotor.

Participaram da audiência o prefeito Marcelo Caumo, secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Luis Benoitt, secretário da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian, de forma virtual, a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, além de engenheiros do Ministério Público, moradores e proprietários de loteamentos no Bairro Carneiros.

Diefenbach sugeriu um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Contudo, o secretário Luis Benoitt disse que propõem um estudo regional, e que não se deve centralizar apenas em um único bairro. Já o prefeito Marcelo Caumo disse que não poderia responder por outros prefeitos, por isso não era possível falar em estudo regional.

Após divisões de opiniões entre moradores e empresários, o promotor de justiça pediu mais objetividade das partes e pediu para que não houvesse a necessidade de se defender, já que não havia acusações.

Para trazer mais detalhes e definições a respeito do assunto, o promotor Sérgio Diefenbach participará do programa Troca de Ideias da Rádio Independente desta quarta-feira (27).

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui