Ministério Público solicita resposta da 3ª CRE sobre situação da obra na Escola Carlos Fett Filho, em Lajeado

Pedido ao MP foi feito através da comunidade. Conforme a coordenadora regional de educação, Cássia Benini, a obra está em fase de orçamento


1

As solicitações para melhorias e construção de um novo prédio na Escola Estadual Carlos Fett Filho, localizada na Rua Benno Leopoldo Weizenmann, na Cohab no Bairro Moinhos, em Lajeado, ganhou ainda mais força nos últimos dias e segue tendo desdobramentos. O assunto já é tratado há cerca de 13 anos e ainda não há uma solução para o problema. Recentemente, foram feitos protestos por parte de ex-alunos do colégio, representantes da diretoria da instituição e membros da comunidade. Também houve um avanço quanto orçamento da obra que será feito pela prefeitura.


ouça a reportagem

 


Atualmente, os alunos da escola precisam ir até o CTG Raízes do Sul, que fica ao lado, para irem ao banheiro, além de utilizarem a cozinha, o refeitório e uma sala de aula que também ficam no local. O caso já está há mais tempo com o Ministério Público, mas nesta terça-feira (31), um ofício foi encaminhado para a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) solicitando respostas sobre o andamento da obra, como explica o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach. “Nós abrimos um expediente de verificação da situação, e estamos oficiando para coordenadoria, sabendo do atual estágio dos processos administrativos, se já há licitação, se já há projeto, em que pé está a situação.”

Atualmente alunos usam banheiro, cozinha e outras áreas do CTG Raízes do Sul, que fica ao lado da escola (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o promotor, a iniciativa foi dada após um grupo de moradores e pais procurarem a promotoria demonstrando a preocupação com a situação do educandário. “Dando sequência ao um movimento que já estávamos percebendo na comunidade de Lajeado. A situação dessa escola já vem sendo acompanhada pela promotoria há vários anos, desde que quando estavam com os prédios antigos e sem condição de uso, houve um longo procedimento até que houvesse a construção de um prédio e falta ainda a construção de um segundo pavilhão que vem sendo prometido pelo Estado há bastante tempo”, relata.

Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach (Foto: Tiago Silva / Arquivo Rádio Independente)

O governo do Estado está se atrapalhando na execução da obra, conforme o promotor: “Não consegue implementá-la e nem por em execução”, ressalta. A solicitação feita ao MP foi assinada pelo representante da comunidade local, Paulo Roberto Schneider. Segundo ele, a iniciativa começou com um pedido inicial para o município através do vereador Marcio Dall Cin (PSDB). “A proposta inicial era tentar reter recursos do município que vão para o Estado para dar andamento na obra da escola, e ele iria mandar para as secretarias de Educação e Obras”, relata.

Junto da solicitação enviada para 3ª CRE está em anexo um abaixo-assinado dos estudantes, ex-alunos, pais de alunos e moradores; diversos ofícios e documentos; média de aprendizado da Escola Estadual Carlos Fett Filho; fotos da escola; assinatura da ordem de serviço para a construção do prédio, feita em 16 de setembro de 2009 e as plantas de construção do prédio.

Responsável pela 3ª CRE, Cassia Benini (Foto: Tiago Silva / Arquivo Rádio Independente)

Conforme a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Cássia Benini, a situação da obra está em fase de orçamento. “A obra para a construção do bloco novo está em prioridade alta e está na fase de orçamento para que depois seja licitada”, explica.

Cássia ressalta que ela segue na Secretaria de Obras Públicas do Estado para que seja feito o orçamento da obra e então depois vai para licitação e consequentemente escolha da empresa que irá executar o empreendimento.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br


1 comentário

  1. para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui