Ministra Damares anuncia app para denunciar violência doméstica

Durante a quarentena em razão da pandemia de covid-19 aumenta o número de ocorrências de mulheres violentadas no país.


0
Foto: Divulgação

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos disponibiliza no próximo sábado (04), um aplicativo para smartphones que vai permitir às mulheres vítimas de violência doméstica denunciar as agressões. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (02), pela chefe da pasta, ministra Damares Alves.

Segundo ela, a ferramenta foi elaborada devido ao crescimento do número de denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do telefone 180, de casos de violência doméstica após o início das quarentenas obrigatórias estabelecidas por alguns estados como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Na primeira quinzena de março, a ouvidoria registrou média diária de 3.045 ligações e 829 denúncias. Na segunda parte do mês, foram contabilizadas 3.303 ligações e 978 denúncias.

No Rio de Janeiro, explicou Damares, é possível registrar pela internet um boletim de ocorrência de violência doméstica, o que pode ter contribuído para a alta de 50%. Em outros estados, continuou a ministra, como a Polícia Civil não oferece essa opção, fica mais difícil a notificação de agressões. No entanto, a partir do aplicativo, ela espera que mais mulheres consigam denunciar os episódios de violência.

A ferramenta estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Outros tipos de violação de direitos, como violência contra a criança, exploração sexual, violência contra a pessoa com deficiência, contra povos tradicionais e contra comunidades LGBTI também poderão ser denunciados no aplicativo.

Fonte: Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui