Ministro do STJ afirma que afastamento de Witzel visa “frear liderança de organização criminosa”

Confira as informações do programa Correspondente Independente do meio-dia.


0
Ministro Benedito Gonçalves (Foto: Veja)

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmou que o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, tem o objetivo de frear sua liderança na organização criminosa que promoveu desvios de recursos da saúde no estado, e também os impactos da engenharia criminosa nos cofres públicos do Rio de Janeiro. Com o afastamento do governador Wilson Witzel (PSC), o vice Cláudio Castro deve ocupar o cargo, inicialmente, pelos próximos seis meses. Castro também é alvo de investigação e foi alvo de mandados de busca e apreensão, mas não há determinação para o afastamento dele./G1

TSE anuncia prorrogação de uma hora no processo eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite de quinta-feira (27) ampliar o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste ano, os eleitores poderão ir às urnas das 7h – uma hora antes do horário padrão anterior – às 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, em 15 de novembro, e no segundo turno, em 29 de novembro, onde for necessário./CNN

Em mensagem de texto, Flordelis pede apoio a colegas da bancada feminina

Indiciada pela morte de seu marido, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) mandou uma mensagem no grupo da bancada feminina na Câmara negando ter matado seu esposo e pedindo “ajuda” das colegas parlamentares para não ter o mandato cassado. A mensagem foi enviada por ela na madrugada desta sexta-feira (28). Ela sustenta ter sido indiciada por mensagens que não escreveu./CNN.

Presidente nacional do PSC é preso no RJ

O Pastor Everaldo Pereira, presidente nacional do PSC, foi preso na manhã desta sexta-feira (28) na Operação Tris in Idem, que também determinou o afastamento do cargo do governador Wilson Witzel (PSC-RJ). Pastor Everaldo foi citado na delação premiada do ex-secretário de saúde, Edmar Santos, por conta da influência dele no Palácio Guanabara. O ex-secretário foi preso por corrupção. Segundo a delação, era o pastor Everaldo quem mandava na saúde./G1.

China já aplica Coronavac desde julho

A Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Biotech – e testada no Brasil pelo Instituto Butantan –, é usada desde julho para uso emergencial na China como parte de um programa para vacinar grupos de alto risco, como equipes médicas, segundo declarou uma fonte do governo para a agência Reuters. Oficialmente, a China deu poucos detalhes sobre quais vacinas foram dadas a pessoas de alto risco no programa de uso de emergência. O país também não informou quantas pessoas foram vacinadas./CNN.

Com auxílio de inteligência artificial, Nasa identifica novos planetas

Pesquisadores britânicos identificaram 50 novos planetas usando inteligência artificial, marcando uma importante descoberta para a astronomia. Astronômos e cientistas da computação da Universidade de Warwick construíram um algoritmo de aprendizado automatizado para analisar dados antigos da Nasa contendo milhares de potenciais candidatos a planeta./CNN.

Furacão laura deixa seis mortos nos EUA

O furacão Laura atingiu Louisiana na quinta-feira (27), matando seis pessoas e destruindo prédios em uma grande área do estado antes de avançar para o Arkansas com chuvas fortes. Em Westlake, uma fábrica de produtos químicos pegou fogo quando atingida pelo Laura, e as chamas continuaram a enviar uma nuvem de fumaça com infusão de cloro para o céu quase 24 horas após o desembarque./CNN.

Auxílio emergencial vai até fim do ano e será de R$ 300

A equipe econômica do governo chegou ao valor pedido pelo presidente Jair Bolsonaro para a prorrogação do auxílio emergencial até o fim do ano: R$ 300. A expectativa é que o próprio presidente anuncie ainda hoje a prorrogação e o valor. Com isso, o anúncio do programa Renda Brasil ficará para um segundo momento, já que a equipe econômica deve apresentar novos cálculos para que o presidente tome a decisão. /G1

IGP-M em alta

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 2,74% em agosto, contra avanço de 2,23% em julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (28). Com este resultado, o índice já acumula alta de 9,64% no ano e de 13,02% em 12 meses, bem acima do índice de inflação oficial do país./G1.

Premiê japonês anuncia renúncia

O primeiro-ministro Shinzo Abe, o mais longevo primeiro-ministro do Japão, anunciou sua renúncia devido a problemas de saúde nesta sexta-feira (28). Horas antes, a rede estatal NHK havia antecipado sua intenção de renunciar à liderança da terceira maior economia do mundo, na qual ele buscava retomar o crescimento e reforçar suas defesas. O sucessor de Abe ainda não foi anunciado./CNN.

Mourão diz que “corrupção se enraizou no RJ”

O vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), comentou nesta sexta-feira (28) o afastamento de Wilson Witzel do governo do Rio de Janeiro e disse lamentar que o estado passe por essa situação. Ele disse parecer “que a corrupção se enraizou no Rio de Janeiro”. Mourão disse ainda acreditar que o processo de impeachment contra Witzel na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve avançar nos meses em que ele estiver afastado do cargo./CNN.

Casal é suspeito de matar o próprio filho, no DF

Um casal de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, é suspeito de matar e enterrar o filho, um bebê de cinco meses. Segundo o delegado Danilo Martins, responsável pela investigação, uma adolescente de 16 anos e um homem de 21 disseram que o bebê morreu enquanto dormia e que o enterraram por conta própria por medo de serem acusados da morte dele./G1.

Produção e apresentação: Luís Fernando Wagner
Próxima edição: ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui