Ministro garante 5G em quatro cidades brasileiras ainda em 2021

Natal, Franca, Uberlândia e Uberaba começam a receber tecnologia nos próximos dias, garante Fábio Faria


0
Foto: ABr / Divulgação

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que Natal, no Rio Grande do Norte, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais, e Franca, em São Paulo, deverão ter internet 5G ainda em 2021.

Segundo ele, a tecnologia será instalada nos próximos dias nessas cidades. O governo realizou o leilão das frequências do 5G em novembro último. “A Brisanet [operadora que venceu a licitação para o serviço em cidades do Nordeste] já vai instalar [internet 5G] na semana que vem. Natal vai ser a primeira cidade, vai ser uma ‘degustação’ do 5G, um 5G por wi-fi. A gente vai fazer essa inauguração”, afirmou.

De acordo com Faria, a tecnologia que será instalada na capital potiguar será na faixa de 2.3 GHz. A declaração do ministro foi dada durante o Encontro Nacional da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) 2021, que ocorre nesta sexta-feira em São Paulo. O evento teve participação também do conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Vicente Aquino.

O ministro afirmou que a agência está trabalhando para limpar a faixa nas frequências do 5G para impedir interferência nas TVs abertas que são sintonizadas por antenas parabólicas. As outras cidades que vão receber o 5G em 2021 também terão a tecnologia na faixa de 2.3 GHz.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui