Momento de transição: saem três freis e entram dois novos padres na Paróquia São Cristóvão de Lajeado

Mudanças acontecem na próxima semana. “Na nossa missão franciscana, nós somos missionários”, ressalta o frei Pedro Geremias Bruxel


0
Frei Pedro Geremias Bruxel (Foto: Tiago Silva)

A Paróquia São Cristóvão de Lajeado terá mudanças na próxima semana. Sairão três freis que a integram — Elvaldo Teipel, Paulo Maia e Pedro Bruxel — e entrarão dois novos padres diocesanos, Rogério Kunrath, natural de Arroio do Meio, e Antônio Bremm, que chega para ser vigário auxiliar. Os dois atuavam em Santa Cruz do Sul. Na próxima terça-feira (26) tem uma celebração de despedida, e na sexta-feira (29) há missa com os novos padres.

Em entrevista ao Redação no Ar desta sexta-feira (22), o frei Pedro Geremias Bruxel explicou a mudança. Natural de Estrela, ele chegou à Paróquia São Cristóvão no início deste ano. Antes disso, foi frei em Roraima. Depois da passagem por Lajeado, ele irá para Três Passos, onde retornará à sua atividade na missão vocacional com os jovens.

Bruxel explica que “na nossa missão franciscana, nós somos missionários”. Segundo ele, os freis formam no Rio Grande do Sul a Província São Francisco de Assis. Com a diminuição de frades, há constantes reorganizações para garantir o número de freis em cada fraternidade para dar a devida atenção e fazer o acompanhamento adequado das comunidades. “Freis têm vocação para a vida comunitária”, ressalta.

Conforme ele, sempre é dolorido esse processo de despedida. “Sempre que a gente deixa uma paróquia, faz uma escolha, uma opção dessas, é dolorido”, reconhece, “porque a gente tem apego e as pessoas também têm apego conosco”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui