Monitoramento das enchentes é pauta de reunião entre Prefeitura de Lajeado e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em Brasília

Na reunião, foi definido que será feito um treinamento para a Defesa Civil por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)


0
Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (14), Lajeado fortaleceu o vínculo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em reunião realizada em Brasília. A ação se soma aos diversos projetos que estão sendo desenvolvidos a fim de qualificar os serviços de prevenção e monitoramento das enchentes na região.

Estiveram presentes na reunião o secretário Nacional Coronel Alexandre, Lucas Alves, o prefeito Marcelo Caumo, o presidente da Câmara de Vereadores, Isidoro Fornari Neto, o secretário da Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, e o coordenador do departamento de trânsito, Vinicius Renner, acompanhados do assessor parlamentar lajeadense Douglas Sandri, que atua na capital federal.

O grupo de Lajeado entregou ao secretário Nacional uma camiseta do Pacto Lajeado Pela Paz, programa que visa promover um ambiente de promoção da paz no município por meio de ações preventivas na área da saúde, educação, assistência social e ações de fiscalização do cumprimento das leis.

Na reunião, foi definido que será feito um treinamento para a Defesa Civil por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e que haverá a instalação de um novo sistema de monitoramento de enchentes por meio de um pluviômetro automático. Além disso, será feita a inclusão da população da região no sistema nacional de alertas de enchente via SMS (que localiza as pessoas por meio do CEP) e foi definido que um simulado sobre situações de enchentes da macrorregião será realizado nos próximos meses com apoio da Secretaria Nacional para capacitar as equipes regionais sobre como agir em situações graves ligadas às cheias. O simulado será uma forma de prever e estabelecer métodos de contingenciamento das cheias em cenários de risco, e o secretário Alexandre Lucas Alves confirmou presença na ação.

“O mais importante é que tivemos uma resposta positiva sobre as ações que Lajeado e macrorregião vem realizando. Nós temos que melhorar a prevenção com a qualidade do monitoramento, por isso é tão importante receber esse apoio e essas instruções”, falou Paulo Locatteli. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui