Moradora de Taquari testa positivo para a Covid-19 pela segunda vez

Jovem contraiu a doença no fim de março e voltou a ter a confirmação em teste rápido realizado na última segunda-feira, 18 de maio.


0

Pela segunda vez, uma mulher de Taquari, de 26 anos, teve resultado positivo para a Covid-19. O primeiro teste da jovem, do tipo PCR, teve o parecer conhecido no dia 30 de março, via Laboratório Central do Estado (Lacen). Ela fez quarentena e depois de não apresentar sintomas voltou a trabalhar na Companhia Minuano de Alimentos.

Em uma nova rodada de testes feita pela indústria, por conta de acordo firmado com o Ministério Público (MP) para a retomada das atividades, a mulher voltou a testar positivo. Desta vez em teste rápido, aplicado na última segunda-feira (18). Pela segunda vez ela faz quarentena em casa.

Procurada pela reportagem, a jovem disse que prefere não falar sobre o caso no momento. Ela aguarda a realização de um teste PCR, o que deve ocorrer ainda nesta semana, para confirmar a presença ou não do vírus pela segunda vez.

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que atende o Vale do Taquari, confirma a situação. Coordenador adjunto do setor, Ederson da Rocha explica que “o teste rápido foi encaminhado para o Estado”. A 16ª CRS aguarda notificação oficial do município, que será remetida para estudo técnico do Comitê Operacional de Emergência do Estado.

Epidemiologicamente, há a possibilidade de se tratar da doença prévia, ou seja, sinais da infecção inicial. Outros casos já conhecidos pela ciência mostraram que o vírus se manteve ativo durante 60 dias. Se forem apenas anticorpos, ou seja, a paciente não apresentar mais sintomas, ela não estaria transmitindo a doença nesta fase.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, até a noite desta quarta-feira (20) o total de 92 pessoas testou positivo para a Covid-19 em Taquari.

Texto: Natalia Ribeiro

jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui