Moradora pede ajuda para resgatar história e decorar a Praça do Papai Noel em Lajeado

Aos 72 anos, Lilian Ruwer, busca parceria de empresas e moradores do Bairro Americano para enfeitar o espaço que historicamente recebia ornamentação natalina


0
Lilia Ruwer na Praça do Papai Noel no Bairro Americano em Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

O espírito natalino e a magia do Natal acompanham Lilia Ruwer, de 72 anos, desde sempre, já que ela nasceu em 24 de dezembro, na véspera do feriado religioso. Por muitos anos, Lilia liderou o grupo de pessoas responsáveis pela decoração na Praça João Zart Sobrinho, que popularmente passou a ser conhecida como Praça do Papai Noel, localizada no Bairro Americano, em Lajeado. O local, além de decoração natalina, virou um atrativo turístico da época, levando pessoas para praça também em outras datas festivas, como páscoa, dia das crianças e etc.

Lilia guarda a primeira reportagem em jornal sobre a ornamentação da praça (Foto: Gabriela Hautrive)

Com sua residência situada em frente a praça há mais de 50 anos, Lilia olhou para o espaço e teve a ideia de resgatar sua história, trazer vida novamente ao Bairro Americano e a conhecida Praça do Papai Noel. Para isso, foi até as empresas e residências próximas para pedir uma ajuda financeira e assim comprar os itens da decoração.


OUÇA A REPORTAGEM 


A história de Lajeado e da praça é documentada e guardada por Lilia (Foto: Gabriela Hautrive)

A professora aposentada conta que a vontade de realizar a ação é recente. “Surgiu no sábado (13) quando olhei para a praça e vi ela tão triste, sendo que nessa época do ano ela era tão engalanada pelos papais-noéis, e resolvi convidar o pessoal para ajudar a decorar. Comecei a recorrer a empresas que ficam situadas no bairro que façam alguma coisa em função dessa data que é tão importante para todos nós”, destaca.

Ainda não há um valor específico para arrecadação, mas quanto mais pessoas ajudarem, melhor ficará a decoração. Lilian lembra que no passado, tudo era feito de forma artesanal. “Fazíamos todos os papais-noéis, era na base de 70 no final, pegávamos a napa dos sofás, lavávamos e nós mesmo costurávamos os papais-noéis. Tinha cinco casais com 2,5 metros de altura cada, era muito bonito”, conta. Com a ação, a aposentada quer mostrar o espírito natalino para outras gerações. “A nossa praça é de criança, sábados e domingos estão aqui brincando e as vezes perguntam: cadê o papai noel? E a gente diz que não tem”.

Residência da professora aposentada já está decorada para o Natal (Foto: Gabriela Hautrive)

O Natal se aproxima, então Lilia corre contra o tempo para o quanto antes conseguir decorar a praça, mas enquanto isso não acontece, já realiza ornamentação em sua própria residência. “Na minha casa tem restos da Praça do Papai Noel, quatro papais-noéis e já tem gente que veio instalar as luzinhas na sexta-feira”, relata. Ela conta que sempre fazia toda a decoração em casa, diante de um sentimento natalino que carrega desde sua infância com programação especial no dia do Natal. “Representa muito para mim, porque eu nasci no dia 24 de dezembro e infelizmente, o primeiro bebê dos meus pais, faleceu e foi enterrado nessa data, a mesma que eu nasci anos depois”, lembra.

Na casa de Lilia a época do Natal sempre foi especial, conforme seu relato. “Nós tínhamos o armazém Ruwer em frente ao hospital e nós, que éramos sete, íamos para o Tiro e Caça pegar os verdes, pegávamos as caixas do armazém e enchíamos a sala de caixas. Fazíamos o Natal em casa e o pai enrolava o braço com um pano porque tinha que ser um pinheiro espinhento”.

Como ajudar

Quem quiser ajudar Lilian a decorar a Praça do Papai Noel, pode entrar em contato com ela através do telefone: (51) 3710-2117 ou então ir até sua residência localizada na Rua Duque de Caxias, número 582, em frente a praça. Toda ajuda é bem-vinda, seja valores financeiros para compra dos itens, ou então doação de artigos natalinos.

Decoração de Natal em Lajeado

Em outubro a Prefeitura de Lajeado deu início à instalação da decoração natalina na Rua Júlio de Castilhos, onde 44 arcos estão iluminados, revestidos com ramas verdes e decorados com bolas natalinas. As ações integram a programação do Natal no Coração. Além da Rua Júlio de Castilhos, outros pontos da cidade recebem decoração. Ao longo de toda a Avenida Senador Alberto Pasqualini, foram instalados elementos natalinos luminosos.

A Casa de Cultura também recebe uma iluminação especial, e o Largo do Centro Administrativo da Prefeitura conta com um cenário especial para fotos. O Parque Professor Theobaldo Dick, local que receberá a Aldeia do Noel, concentrará as atividades culturais e de entretenimento do Natal no Coração. Ao redor da Lagoa dos Dick, serão colocadas árvores que serão adotadas e decoradas por entidades sem fins lucrativos do município. Já a rua Santos Filho será tomada por sinos luminosos.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui