Moradores da extinta Cohab, em Lajeado, buscam regularização durante mutirão no Bairro Santo André

Município conta com 111 moradias para serem devidamente escrituradas


0
Cerca de 20 moradores aguardavam para serem atendidos durante a manhã desta quarta-feira (9) (Fotos: Artur Dullius)

A Secretaria de Obras e Habitação do Estado realiza nesta quarta-feira (9) a primeira etapa do mutirão para regularizar as residências da extinta Cohab. Em Lajeado, de acordo com dados do governo, ainda restam 111 imóveis para serem devidamente escriturados. A ação inicial de atendimento aos moradores acontece junto ao Cras do Bairro Santo André.


ouça a reportagem


 

Segundo Giovane Wickert, secretário-adjunto de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, a ideia é esclarecer as dúvidas da população e encaminhar a documentação necessária para que seja feita a escritura. “A gente ainda tem milhares de mutuários que não estão com a sua escritura. Então fizemos essa força tarefa com a estrutura do Estado pra facilitar e resolver esse passivo. Para a comunidade o que interessa é que ela terá a sua escritura na mão. O mutuário pode comercializar o imóvel. Na maioria das vezes, inclusive, essa residência já foi comercializada e gera um contrato de gaveta. Então fica uma situação que vai se arrastando com o tempo e as vezes já até entrou em inventário”, explica.

Vídeo: Artur Dullius

Durante a manhã, cerca de 20 pessoas aguardavam na fila para serem atendidas. A ideia é que até 50 moradores procurem o serviço ao longo do dia. “Com o apoio da prefeitura e do legislativo nós aproveitamos esta integração no próprio bairro. Utilizamos o espaço público para facilitar o acesso e para que a gente tenha uma estrutura onde se possa tirar cópias, acessar a internet e fazer ligações. Nossa equipe se instala aqui, mas ao mesmo tempo podemos buscar informações lá no centro administrativo, verificando qualquer documento que precisa ser acessado de forma física. Como são processos mais antigos, da década de 70, as vezes precisamos dar uma olhada nestes arquivos”, relata o secretário-adjunto.

O processo teve início ainda em 2021, após uma reunião com representantes do Estado realizada em novembro. Naquela ocasião, foram repassadas orientações aos moradores que demonstraram interesse em iniciar a regularização. “Já estivemos aqui no ano passado, realizando ações nos bairros Santo André e Moinhos. Reunimos a comunidade e explanamos sobre como funciona o processo para conseguir a escritura. Com isso a população já vai passando de um para o outro mutuário o que recebeu de informações, quais são as documentações e como deve encaminhar”, detalha Wickert.

Secretário-adjunto de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, Giovane Wickert, acompanhou os atendimentos no Bairro Santo André (Fotos: Artur Dullius)

A ação desta quarta-feira se estende ao longo de todo o dia. A segunda etapa do mutirão ocorre já na quinta (10), junto ao Projeto Vida do Bairro Moinhos. “Temos esta sintonia para facilitar ao máximo e dar menos correira para o mutuário que busca a regularização. Muitas vezes eles enfrentam aquela dificuldade de ter acesso a algumas informações e do deslocamento até Porto Alegre. Então a gente quer facilitar e vem até aqui pra dar o norte da situação”, conclui.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui