Moradores de Estrela e Lajeado relatam falta de energia e dificuldades para contatar RGE

Vanderlei dos Santos, do Bairro das Indústrias, em Estrela, está há mais de 12 horas sem energia.


0
Desde por volta das 22h desta segunda-feira (12) a residência está sem energia elétrica (Foto: Gabriela Hautrive)

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira (11) causou transtornos no fornecimento de energia elétrica em cidades do Vale do Taquari. Alguns moradores informaram problemas antes mesmo da chuva chegar na região, por volta das 23h. Na manhã desta terça-feira (12), a reportagem da Rádio Independente recebeu diversos relatos e reclamações de ouvintes, não somente pela falta de energia, como também pela dificuldade em conseguir contato com a RGE, concessionária responsável pelo fornecimento.


ouça a reportagem 

 


 

O morador do Bairro das Indústrias em Estrela, Antônio Vanderlei Camargo dos Santos, de 66 anos, conta que o problema começou já no domingo (9). “Fomos para o telefone celular, no 0800, ficamos uma hora e pouco, fizemos a reclamação, falaram que mandariam a equipe e nada aconteceu. Ontem (segunda-feira) a mesma coisa, por volta das 22h faltou luz”, relata. Santos reside na Rua Senador Lauro Müller, e alguns vizinhos também estão com o mesmo problema, inclusive registrando perdas materiais. “Ninguém conseguiu dormir por causa do calor, uma vizinha queimou a geladeira e nós temos o freezer com carne, comida e pode estragar com todo esse calor”.

Além de Santos, outros moradores do Bairro das Indústrias, através de mensagens de texto e ligações, informaram a emissora sobre problemas de energia elétrica na manhã desta terça-feira, entre eles Ariel Pedro Lenhard e João Aldino Keller, de 88 anos, que inclusive estava com um vizinho passando mal por conta da situação. Em Lajeado, no Bairro Universitário, também teve falta no abastecimento. O ouvinte Werno Gerhart, mora sozinho, tem problemas de saúde, e estava sem energia desde a noite de segunda-feira.

Lar de idosos de Arroio do Meio

Em Arroio do Meio, conforme a administradora do Lar de Idosos Associação Municipal de Amparo ao Idoso (Amai), Renilda Weizmann, o local está sem fornecimento de energia desde ás 8h30 de segunda-feira, contabilizando, até a manhã desta terça, mais de 26 horas com o problema. A casa abriga 34 idosos e o fornecimento de energia elétrica é feito pela RGE.

“Estamos apenas com uma fase, não é possível conectar nenhum aparelho, nenhum ar-condicionado, nenhuma geladeira, nem água gelada temos para oferecer aos idosos, uma situação bem precária”, relata a administradora. Segundo ela, apesar da última noite ter sido muito quente, foi possível aguentar, porém, não possuem estrutura para ficar mais tantas horas sem energia elétrica. “É uma falta de consideração, eu não consigo entender que a empresa não consiga resolver esse problema”.

O Lar conta com placas de energia solar, mas que não funcionam quando ocorrem problemas com fornecimento. “Nós temos energia de graça e por problema dessa empresa não podemos nem oferecer o mínimo de conforto aos nossos internos”, explica. A reportagem fez contato com a RGE, e através de uma nota, a concessionária, deu alguns esclarecimentos, porém, focando nos problemas que ocorreram em decorrência do temporal.

O que diz a RGE

Através de um anota, a RGE falou sobre os transtornos com falta de abastecimento de energia. O texto diz que todos os canais de atendimento da empresa estão funcionando, mas que há uma alta demanda por parte dos clientes. O texto diz que o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (11) a noite causou danos diversos na rede elétrica e interrupção no fornecimento de energia. Até por volta das 9h desta terça-feira haviam 71 mil clientes sem fornecimento, a maioria na região Metropolitana. Há casos, também, nas regiões Central e Fronteira.

A assessoria de imprensa, através da nota, informa que a RGE está totalmente mobilizada no atendimento aos clientes, trabalhando nos consertos da rede para restabelecer a energia no menor tempo possível. A meteorologia informa que há risco de novos temporais nesta segunda-feira. A empresa alerta para que ninguém tente religar a energia por conta própria e também não toque em nenhum equipamento elétrico, evitando acidentes que podem ser graves e até fatais. Os clientes que precisarem entrar em contato com a RGE podem fazê-lo através dos canais de atendimento:

Como fazer contato:

Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
WhatsApp: (51) 3539-6791
SMS RGE: 27350 (para informar falta de luz)
Call Center: 0800 970 0900

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui