Morre Darci Corbellini, ex-prefeito de Lajeado

Um dos principais feitos do ex-chefe do Executivo, que tinha 85 anos, foi a criação da Fates, em 1972.


1
Foto: Divulgação

Faleceu em casa na manhã desta sexta-feira (23), de falência múltipla dos órgãos, o ex-prefeito de Lajeado Darci José Corbellini, aos 85 anos. Ele ocupou o cargo de chefe do Executivo lajeadense de 1969 a 1973 e de 1977 a 1983.

Um dos principais feitos de suas gestões ocorreu em 1972, quando para viabilizar a obtenção de recurso público destinado à estrutura física própria prevista, foi criada a Fates, hoje transformada em Univates. Na época foi mudada a figura jurídica de “associação” para a de “fundação” e a Apeuat foi substituída pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), através da Lei Municipal no 2.575, de 16 de novembro de 1972, aprovada pela Câmara de Vereadores.

O ato de criação previu a dotação anual de recursos à Fates e a posse e promessa de propriedade de área então pertencente à União Federal. Sobre a área, o município de Lajeado entregou, em 1973, um prédio de 2.900 m² de área construída, o qual foi edificado com recurso de financiamento amortizado pela administração do prefeito Alipio Hüffner.

Antes de ser prefeito, em 1959, foi eleito vereador pelo PTB e se reelegeu em 1963 como candidato mais votado. Em 1962 foi presidente da Câmara de Lajeado. Assumiu como 1° suplente a vereador pelo PDT, em 1994, período no qual se filiou ao PMDB. Foi ainda suplente de Deputado Federal, em 1974.

Foto: Divulgação

Ele se formou em direito pela Universidade de Passo Fundo em 1968, vindo depois a atuar na área até se aposentar. Natural de Sério, na época distrito de Lajeado, Corbellini deixa a esposa Iara e quatro filhos.

Atos fúnebres

O velório de Darci José Corbellini ocorre no Memorial Jardim da Montanha, do Diersmann, das 12h às 16h. O sepultamento será realizado no Cemitério Católico do Bairro Hidráulica.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br


1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui