Morre Manny Charlton, lendário guitarrista e fundador da banda Nazareth

Charlton tinha 80 anos. Ele era guitarrista, fundou a banda e responsável pela produção das primeiras demos do Guns N’ Roses


0
Foto: Reprodução

Um dia triste para a música. Morreu na quarta-feira, 6 de julho, Manny Charlton, de 80 anos. Ele era guitarrista, fundou a banda escocesa Nazareth e responsável pela produção das primeiras demos do Guns N’ Roses. A causa-morte ainda não foi revelada. O neto de Manny, Jamie Charlton, contou rapidamente sobre a morte do avô, num post nas redes sociais, com a legenda “Descanse em paz, meu avô.”

Um dos amigos de Manny, o guitarrista Manuel Escudero, da banda Sacramento, lamentou a passagem do amigo nas redes sociais:

“Não tinha ânimo nem forças para postar essa triste notícia ontem. Meu amigo, meu irmão e meu parceiro Manny Charlton nos deixou silenciosamente ontem em Dallas. Ele tinha viajado para lá alguns dias para resolver uns assuntos com a sua residência por lá e voltaria em poucos dias para Córdoba (Espanha). Ontem de forma repentina me ligaram contando que Manny tinha acabado de falecer em casa (16hs40mins hora da Espanha) e eu não podia acreditar, ainda não consigo acreditar. Faria aniversário no dia 25 deste mês e queria preparar-lhe uma grande festa rodeado de todos os seus amigos e agora isso infelizmente não vai acontecer. Estou quebrado e despedaçado pela tua partida, amigo. Continuarei a cantar ‘Love Hurts’ até perder a voz por ti. Beijos e abraços para o céu, amigo.”

Trajetória

Manny Charlton nasceu na Espanha, no dia 25 de julho de 1941, migrou para a Escócia ainda criança, onde se tornou lendário como guitarrista e músico. Tocou em muitas bandas, destaque para a Shadettes, que em 1968 decidiu mudar o nome para Nazareth, onde, além de tocar, foi produtor e compositor desde a formação da primeira banda, até o ano de 1990.

O último álbum do Nazareth trazia seu maior sucesso, um cover de “Love Hurts”, dos Everly Brothers. Após deixar o grupo, em 1990, Manny Charlton lançou um álbum solo e fez dois discos com a Manny Charlton Band, de onde saiu em 2003.

No Guns n’ Roses

No ano de 1980, o líder do Guns N’ Roses, Axl Rose, pediu a Charlton a produção do primeiro álbum da banda. Foi aí que Manny produziu 25 faixas para a banda, no famoso estúdio Sound City, em Los Angeles.

Ele trabalhou em faixas como “Paradise City”, “Rocket Queen”, “Welcome to the jungle”, “Nightrain”, “Move to the City”, “November Rain”, “Shadow of your Love” e “Reckless Life”.

Fonte: Ofuxico

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui