Morre José Rubevaldo Machado, ex-plantão esportivo da Rádio Independente

Pai da produtora e apresentadora Angélica Machado, faleceu aos 80 anos de pneumonia no Hospital Bruno Born.


3

O ex-colaborador da Rádio Independente, José Rubevaldo Machado, o JR Machado ou Rubinho, como era conhecido, faleceu às 14h25 desta sexta-feira (19) no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado. Aos 80 anos, ele internou na casa hospitalar na manhã desta sexta com quadro de pneumonia.

Rubinho trabalhou durante 35 anos na Rádio Independente, tendo iniciado sua trajetória em 1971, ainda na antiga sede da emissora, na Rua Silva Jardim, no Centro de Lajeado, atual prédio da Acil. Ele desempenhou as funções de operador de áudio, foi o apresentador dos programas Show de Notícias do Meio-Dia e do Esportes em Desfile, mas ficou mais conhecido por ser o plantão esportivo nas jornadas esportivas da Independente. “Eu fazia o Plantão Esportivo com três rádios naquela época para saber os resultados dos jogos. Três rádios eu tinha”, disse em entrevista publicada no livro dos 60 anos da Rádio Independente, de 2011.

Também foi responsável pela Discoteca da Rádio Independente e desempenhou outras funções. Trabalhou na empresa até 2006 e, desde então, estava aposentado. No livro ele disse que “a Independente pra mim até hoje mora no meu coração. Mora no meu coração porque todos estes anos que eu trabalhei na Independente eu trabalhei com amor e carinho. Era a minha segunda casa!”.

José Machado, com a esposa Julieta, concedeu entrevista para Ditmar Born para o livro Rádio Independente 950 – 60 anos no ar (Foto: Arquivo/Rádio Independente)

Companheiro de jornada de JR Machado por cerca de 15 anos, o narrador Rudimar Piccinini o anunciava dizendo “JR Machado: o plantão mais bem informado”. Piccinini lembra do alto astral do ex-colega. “Era uma figura fantástica. Lembro dele sempre com aquele sorriso fácil. Foi muito bom trabalhar com ele”, comenta.

JR Machado deixa a esposa Julieta, que também foi funcionária da Independente, e as filhas Patrícia e Angélica, que trabalha no grupo Independente desde 1989. Atualmente Angélica é produtora e apresentadora na Rádio do Vale AM 820 e na Rádio Independente.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br


3 Comentários

  1. Mais um dentre muitos que não recebeu o verdadeiro valor pelos serviços prestados durante uma vida toda. Fiquei muito triste ao vê-lo entregando panfletos nas sinaleiras de Lajedo. Lamentavelmente somos apenas números, e quando já não produzimos o que o mundo sujo cobra, somos simplesmente descartados. Triste fim de quem foi uma das grandes feras do rádio regional.

  2. Fomos colegas de Rádio Independente no final dos anos 70. Meus sentimentos aos familiares e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui