Mortes por covid em julho de 2021 superam as de julho de 2020, pior mês do ano passado

Dados foram apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país


0
Foto: Reprodução / Shutterstock

O Brasil registrou, do dia 1º de julho até esta terça-feira (27), 33.660 mortes pela covid-19, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. Mesmo com queda em relação aos últimos meses, o número já é maior do que o de julho de 2020 – pior mês da pandemia no ano passado –, que teve 32.912 mortes. Na média móvel, as mortes no país vinham em tendência de queda até o dia 22.

Desde o dia 23, entretanto, vêm mostrando estabilidade. Para a epidemiologista Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a queda nas mortes é um efeito positivo da vacinação – como outros especialistas já haviam apontado no início do mês – mas a reabertura e a retomada de atividades ainda estão sendo feitas antes da hora.

Ela lembra que, nos países ricos – onde não há falta de vacinas, como no Brasil, e a cobertura vacinal é maior – para a pesquisadora, o que há agora é uma “epidemia dos não vacinados”. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Centro de Controle de Doenças (CDC) voltou a recomendar o uso de máscaras.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui