Mortes por overdose nos Estados Unidos passam de 100 mil e superam acidentes automobilísticos e armas de fogo

Dados do CDC correspondem a mais do que o dobro de mortes desde 2015 e um salto de quase 30% em relação ao ano anterior


0
Foto: Ilustrativa

Mais de 100 mil pessoas morreram de overdose de drogas nos Estados Unidos no período de 12 meses até abril de 2021, total que mais do que dobrou desde 2015, segundo dados são do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) publicados nesta quarta-feira (17). O número marca a primeira vez em que a quantidade de mortes por overdose nos EUA ultrapassou 100 mil por ano, um total maior do que a soma das mortes decorrentes de acidentes de carro e armas.

Conforme os dados provisórios do CDC, o índice também representa um salto de quase 30% em relação ao ano anterior. Ajudaram a impulsionar o aumento as mortes por opioides, como o fentanil – que pode ser 100 vezes mais potente que a morfina –, e psicoestimulantes, como a metanfetamina. Sobretudo entre a população masculina, cerca de 70% das vítimas têm entre 25 e 55 anos.

Os dados apontam uma maior disponibilidade de novas drogas perigosamente mais potentes e também um cenário causado pela pandemia de covid-19, uma vez que as quarentenas dificultaram o acesso a tratamentos. Os dados também indicam o aumento no número de problemas de saúde mental durante a pandemia, segundo os pesquisadores.

Fonte: O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui