Foto: Divulgação

Quem lê a bíblia deve se lembrar da Parábola do Grão de Mostarda. Jesus disse que a semente era a menor do mundo e se transformava em árvore. Na época era o conhecimento que tinham e se referia a menor semente usada pelos fazendeiros palestinos que semeavam seus campos. Não dá para ler a bíblia procurando exatidão cientifica numa época em que o conhecimento do tamanho de mundo era limitado.

A semente da mostarda tem cerca de 2 milímetros e o pé adulto pode chegar perto de 3 metros. São três espécies de mostarda a preta, castanha e branca ou amarela. Na Índia a semente é usada a mais de 2000 anos. Na França e os árabes e judeus o fazem há 800 anos A.C.

Hoje a mostarda é considerada planta de horta e os maiores produtores são o Nepal, Canadá, Myanmar( Birmânia) e Rússia. Quem usa e gosta da medicina natural consegue informações na internet relacionadas ao uso. Triturada em forma de massa é usada para artrite. O óleo de alta qualidade para medicamentos com a vantagem de não ficar rançoso. Cirurgiões usam a farinha para desinfetarem as mãos. As sementes são base para receitas e temperos. A planta é indicada ainda para desintoxicação do organismo, alívio de dores musculares, micose, dermatite, psoríase, e boa para o cabelo e pele.

Seu uso comercial ganhou espaço no preparo de alimentos e temperos e como hortaliça.
A “Brasica juncea”, pela qualidade de suas folhas, começam a serem colhidas a partir de 40 a 70 dias após o plantio, conhecidos também como mostarda marrom, mostarda oriental ou mostarda da índia. As folhas comestíveis, dependendo das variedades, podem ser verdes, amareladas, roxas, lisas ou crespas. As raízes, flores e caules também podem ser consumidos.

As sementes são usadas par condimento com ótimo mercado e valor comercial. E a “Brasica nigra” as sementes de coloração preta é a melhor para a fabricação de condimento. O pé passa de 2 metros de altura e praticamente não é usada como hortaliça.
A “Sinapsis alba” ou “Brasica Alba” mostarda branca ou amarela chega a 1,6 metros as folhas podem ser consumidas antes da floração, mas o que é mais aproveitado é a semente.
A colheita acontece antes do pleno amadurecimento uma vez que as vagens são deiscentes (se abrem antes e liberam a semente).

Como é feito o tempero mostarda?

As sementes são quebradas e peneiradas para tirar a casca e algumas vezes ainda moídas. É adicionado um liquido frio para desenvolver o sabor podendo ser a cerveja, vinho, vinagre ou apenas água. Temperado com sal e especiarias e novamente peneirada. Após vai para o envelhecimento para dar sabores diferentes. As mais famosas são as mostardas inglesas, alemãs e francesas. Os EUA são os maiores consumidores mundiais.

DICAS:
1)Folhas de mostardas refogadas:

Corte um maço de folhas em tiras. Fritar um dente de alho com uma colher de azeite até dourar e coloque as folhas. Tempere com sal a gosto e desligue o fogo em 3 minutos.

2)Mostarda com batatas:

Coloque numa panela batatas descascadas com água e sal. Quando as batatas tiverem quase macias acrescentar as folhas de mostardas cortadas grosseiramente. Deixar uns 5 minutos e escorrer. Na mesma panela coloque cebola e alho picados e um pouco de azeite até dourar. Coloque de volta as batatas e as mostardas misturando bem e corrigindo o sal, ao servir coloque a gosto mais algumas gotinhas de azeite.

42 Comentários

  1. Qualquer um que fala de mostarda fala do liquido amarelo que colocamos no cachorro quente, não esta baboseira da matéria acima

    • Nao e nao moço .tenho mostarda na fazenda .e nao e o liquido amarelo que voce ve ai no seu lanche ja pronto.

      • Cara Rosilene; estou muito interessado e pediria a você se pudesse colocar algumas fotos da planta da mostarda que voce diz ter na fazenda e se voc~e sabe de que tipo é a mostarda.

    • Se vc.não presta atençāo ao q.come,nem ao q.acabou de ler e ñ.percebe o q.é molho com mostarda e o q.é mostarda e ainda fica mal humorado….pra q.ler????? Vå se lambuzar com seu Fast food q.vc.vai ter seu prazer imediato sem saúde! Boa sorte!

    • é,sua ignorancia é bem maior que o grao de mostarda.bosta de nenem tambem é amarela,se só a cor interessa,coma á vontade.

    • Bobeira é a sua falta de educação! Só pq ñ viveu na roça e nunca viu um pé de mostarda de perto, acha que mostarda se resume num vidrinho com creme amarelo p passar num lanche? Aff. Tá osso pra tu,ein

  2. Ronaldo, um conselho..: deixe de ser ignorante!
    Vá aprender sobre a real culinária da mostarda e não estas porcarias completamente artificiais que você anda acostumado a comer. Aquela porcaria de líquido amarelo não chega aos pés do que realmente é a hortaliça numa culinária bem preparada e o melhor uso do grão da mostarda.
    Ps.: Excelente matéria.
    Ps2.: Maille grãos em formato muito melhor que aquele líquido amarelo.
    Fica a dica!

    • Verdade,cultivo mostarda na minha horta,dos tipos:lisa,crespa e roxa.A lisa,ao contrário das demais,está crescendo muito e dando flores.Estranhei o fato porque plantei todos os tipos na mesma época,uns dois meses atrás.Achei que floresciam apenas no final da colheita.É uma hortaliça muito gostosa,sabor bem pronunciado.

  3. Sobre o assunto da Bíblia, Jesus se referia a um crescimento anormal e negativo pois a arvore no contexto da passagem significa o testemunho de Cristo porém com uma mistura de falsos crentes, algo relacionado a parábola do joio e do trigo. Fonte: O evangelho em 3 minutos #506 A arvore mutante.

    • Exatamente! A matéria está execelente, mas, na bíblia Jesus não fala que o grão de mostarda vai se tornar uma árvore, ele diz: “~Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se uma das maiores plantas, e atinge a altura de uma árvore…”, Jesus fala que é uma planta e atinge a altura de um árvore! Só uma observação, mas como eu disse, boa matéria e traz um rico conteúdo.

  4. Gostei do texto, mas senti falta da referência “bibliografia” para eu checar a fonte das informações.
    Apenas uma dica para novas postagens.

    • Peterson estou nesse exato momento estudando, a Parábola que Jesus faz comparação… Da semente da mostarda com o reino de Deus…aí vai as Referências que se encontra, em (MT 13.31; 17.20; Mc 4.31; Lc 13.19;17.6)… Que Deus te abençoe Amém.

  5. Muito boa a explicação, é interessante saber como cresce e vira uma árvore..e mais interessante ainda é o aproveitamento das raízes , folhas, sementes , caule…nunca imaginei que fosse tão importante…. Matéria maravilhosa

  6. Peterson estou nesse exato momento estudando, a Parábola que Jesus faz comparação… Da semente da mostarda com o reino de Deus…aí vai as Referências que se encontra, em (MT 13.31; 17.20; Mc 4.31; Lc 13.19;17.6)… Que Deus te abençoe Amém.

  7. Muito obrigada pela explanação, eu só conheço a mostarda como uma planta pequena que gosto muito e também o creme , que uso na culinária.
    Parabéns pelo texto

  8. gostaria de ter mais informações fotos,lucia cristina, vc poderia me enviar fotos de sua plantação?Estou preparando um estudo sobre a parabols e gostaria de enriquecê-la.

  9. Nota dez pra matéria. Há muito tempo que queria saber mais sobre essa sementinha. Gosto muito, tanto que comprei a semente em conserva e uso no cachorro quente, pães e no que mais quiser. É muito gostosa.

  10. Na Bíblia em português e espanhol a palavra foi traduzida como hortaliza, digo isto porque o comentário diz que na Bíblia não esperemos encontrar exatidão cientifica, o q não é verdade, se se estuda a bíblia com muito cuidado descobriremos q não existe outro livro com mais exatidão q a Biblia, não esqueçamos q quem mandou escrever a Bíblia foi o criador do céu e da terra os profetas e escritores não escreveram segundo o conhecimento deles, foram inspirados pelo conhecedor de tudo, e não como alguns estudiosos indoutos q querem nos fazer crer q a bíblia foi escrita segundo a ignorância humana; a explicação sobre a planta está certa, só tenha o cuidado de não se empolgar no conhecimento humano e assim venha a pecar terrivelmente chamando Deus de ignorante

  11. Queridão, quem falou sobre o grão de mostarda foi Jesus, o filho de Deus, que é Deus e sabe todas as coisas sim. Então só corrigindo… Jesus nos disse que;
    a mostarda se torna a maior ” hortaliça” se você pesquisar na raiz do hebraico, versão original da bíblia, e não uma “árvore” como o senhor cita. Deus é perfeito em tudo o que fala e faz. Não se contradiz em nada amigo. Deus abençoe você e sua família.

  12. SEU ARTIGO FOGE DO DO ASSUNTO. A MOSTARDA PODE OU NÃO PODE SE TORNAR UMA ÁRVORE? VOCÊ FALA UM MONTE DE BABOSEIRA, DÁ DICAS DE RECEITAS, ETC. E NÃO ABORDOU DE MANEIRA ESCLARECEDORA SE A MOSTARDA PODE OU NÃO SE TRANSFORMAR EM UMA ÁRVORE. VOCÊ É MAIS UM DAQUELES QUE QUEREM EMPURRAR GUELA ABAIXO DAS PESSOAS ALGUMAS INCONGRUÊNCIAS BÍBLICAS. VÁ A UM PLANTIO DE HORTALIÇAS E DIGA SE UM PÉ DE MOSTARDA PODE SE TRANSFORMAR EM UMA ÁRVORE. É SOBRE ISSO QUE VOCÊ TEM QUE SE DETER E NÃO FICAR ENROLANDO AS PESSOAS DESSE JEITO.

  13. Queridos, paz!
    Quando o Senhor Jesus se refere ao grão de mostarda, está falando sobre fé. Há um comparativo interessante aqui: o grão de mostarda é minúsculo, mas quando crescer vai produzir muito, ou seja, vai haver uma multiplicação!

  14. Cualquier persona puede escribir cualquier cosa en internet…. Si lo escribe un periodista…debe investigar sobre el tema antes de escribir.
    Le comento que la biblia habla del árbol de mostaza…y lo que usted está hablando es el arbusto de la mostaza que se usa para el condimento.
    Son 2 cosas diferentes… La biblia habla del árbol que se usa en medio oriente para resguardar el ganado durante la noche y hacer de resguardo de las aves

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui