Mourão reúne Conselho da Amazônia em meio à pressão por medidas contra desmatamento

Confira as informações do programa Correspondente Independente das 8h.


0
Hamilton Mourão (Foto: Romério Cunha/VPR)

O vice-presidente Hamilton Mourão reúne ministros do governo federal na manhã desta quarta-feira (15), em Brasília, para a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Após o encontro, as autoridades devem falar à imprensa no Ministério das Relações Exteriores. Mourão comanda o conselho, criado em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o colegiado avaliará medidas a serem adotadas em relação a diferentes temas, como:

  • reforço do combate ao desmatamento e às queimadas;
  • fundo Amazônia, e a avaliação sobre a retomada de projetos ligados ao fundo que estão parados;
  • recomposição da capacidade operacional de órgãos de fiscalização ambiental; e
  • regularização fundiária.

A reunião desta quarta ocorre em meio à pressão de investidores para que o Brasil ajuste a política ambiental. Na semana passada, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que junho teve o maiornúmero de alertas de desmatamento para o mês em toda a série histórica,iniciada em 2015.

Vereador de Lajeado sugere sindicância para apurar falhas na cheia do Taquari

A informação de que o município de Lajeado teria recebido pelo menos 30 alertas da cota do Rio Taquari na enchente da última quarta-feira (8), a maior em 64 anos, causou uma série de debates e acusações na sessão desta terça-feira (14) da Câmara de Vereadores. Carlos Eduardo Ranzi (MDB) sugeriu a abertura de uma sindicância para apurar supostas falhas no processe de monitoramento. Em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, na segunda-feira (13), o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo disse que a cidade foi pega de surpresa com tamanha evolução do rio. Em outra entrevista, nesta terça-feira (14), desta vez com a engenheira hidróloga do CPRM, Andrea Germano, o relato foi oposto. Questionada pela reportagem a cerca de uma sindicância, a Prefeitura de Lajeado respondeu, através da assessoria de imprensa, que está empenhada em aprimorar o sistema como um todo. Para isto, segundo a administração, iniciaram-se os processos de análise dos procedimentos adotados buscando destacar acertos e corrigir eventuais equívocos. A prefeitura ainda cita que o primeiro passo para se apontar melhorias é compreender no detalhe tudo que aconteceu. NR

Justiça decreta falência da Avianca Brasil

A Justiça decretou nesta terça-feira (14) a falência da companhia aérea Avianca Brasil. Agora, a empresa terá 60 dias para apresentar a relação dos seus ativos. A decisão foi tomada pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

Semana começa com avanço dos casos de Covid-19 nas UTI’s de Porto Alegre

Nos últimos três dias, o sistema hospitalar de Porto Alegre recebeu 30 novos pacientes com a Covid-19, totalizando, neste momento, 238 infectados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da cidade. Desde o último sábado, quando registrava 208 enfermos, os números na Capital cresceram significativamente, com o acréscimo de dez casos no domingo, sete na segunda, e 13 nesta terça-feira, indicam dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre 238 pacientes infectados e 40 suspeitos, a taxa de ocupação atual em leitos de Porto Alegre está em 83,06%. Além dos 40 reportados nesta terça-feira, o número de suspeitos da doença manteve-se estável nas UTI’s no começo desta semana. No sábado, eram 47, no domingo, 43 e na segunda-feira 41 pessoas com sintomas da doença no sistema de Saúde da Capital.

Manifestantes pedem reabertura do comércio em Porto Alegre

Empresários, autônomos, prestadores de serviço e desempregados protestaram nesta terça-feira em frente ao Paço Municipal contra as medidas de restrição de funcionamento do comércio e de circulação da população por conta da pandemia do novo coronavírus. Em clima de campanha política, vereadores, deputados e militantes de direita com bandeiras do Brasil se reuniram na Praça Montevidéo para pedir a flexibilização do isolamento social e a reabertura do comércio na Capital, em manifesto chamado de liberdade de trabalho e cidadania.

Rio Grande registra sete mortes por Covid-19 nesta terça-feira

O município de Rio Grande registra sete mortes por Covid-19 nesta terça-feira. As vítimas estavam em hospitais de Rio Grande, Bagé e Pelotas e faleceram entre segunda e terça-feira. Com isto, a cidade chega a 29 óbitos desde o início da pandemia. Nesta terça-feira também foram contabilizados 41 novos casos de Covid-19. Com isto, Rio Grande totaliza 672 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.

Grêmio não descarta recuperação de atletas com Covid-19 antes do Gre-Nal

Após ter dois casos positivos de Covid-19 detectados nesta segunda-feira, o Grêmio não descarta a possibilidade de ambos atletas estarem à disposição no Gre-Nal, confirmado para a próxima quarta-feira, dia 22, pelo Gauchão 2020. Segundo o Departamento Médico do Tricolor, um dos jogadores infectados já cumpre isolamento há 15 dias e pode ter este período prolongado até o final de semana. Deste modo, ele teria chance de treinar alguns dias antes do clássico e estar à disposição para a partida. O outro caso, que foi detectado pelo teste rápido, aguarda o resultado de um exame mais aprofundado que será divulgado na quinta-feira. Caso seja negativo, ele será reintegrado ao grupo.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui