Horários estendidos fizeram que a população de toda a região fosse às ruas procurar os presentes de Natal no último final de semana que antecede a data religiosa. Na principal cidade do Vale do Taquari não foi diferente. Em Lajeado, milhares foram ao centro buscar os melhores preços e promoções no comércio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), Aquiles Mallmann, o Cascão, afirma que a expectativa foi superada em termos de movimento de público. “Foi positivo, tínhamos um desejo de que se pudesse ter uma movimentação boa para uma retomada, e isso foi alcançado”, avalia.
ouça a reportagem
Porém, o empresário faz um apelo: “Entendemos que não se trata de uma compensação, uma recuperação de prejuízo. Temos que entender que foi uma perda necessária pois se tratam de vidas, e retomar na medida do possível, o que vem acontecendo, mas para isso as pessoas precisam.se cuidar, usar máscara ao saírem. Queremos proteger as vidas também, e é preciso conscientização para isso”, alerta Mallmann.
O presidente da CDL Lajeado ainda afirma que o diálogo de empresários e representantes de sindicatos para que os horários sejam diferenciados vem sendo positivo e satisfatório. “Vem sendo um bom diálogo, uma parceria. A CDL participa e opina em conversas, que têm a participação do Sindicomerciários e o Sindilojas, e a ambos devemos agradecer pelo alinhamento que temos”, salienta.
Até quarta-feira (23) o comércio em Lajeado estará aberto até às 21h. Na quinta-feira (24), véspera de Natal, o horário de atendimento das lojas segue até às 17h.
Texto: Júlio César Lenhard